02/05/2024 18h05

Secretaria da Justiça entrega naninhas para pacientes oncológicos

A Secretaria da Justiça (Sejus) entregou, nesta quinta-feira (02), 130 naninhas para crianças que fazem tratamento oncológico no Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória.  Os bonecos foram confeccionados por internos da Penitenciária de Segurança Média 1 (PSME1), no Complexo de Viana. As naninhas são feitas em tecido e tem finalidade terapêutica.

Ao todo, dez internos da Penitenciária de Segurança Média 1 participaram da confecção das naninhas.  “Só temos a agradecer à Sejus e à direção da Penitenciária por essa entrega. É uma ação que traz acolhimento, esperança, alegria, além de um momento de aconchego e humanização para os pacientes. Temos certeza que esse gesto faz toda a diferença na vida de cada criança atendida aqui”, afirmou Clio Zanella Venturim, diretor-geral do HINSG.

O secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, participou da entrega realizada no Ambulatório de Onco-Hematologia, juntamente com a direção da unidade prisional. “Essa é uma ação muito especial, pois conseguimos unir dois segmentos muito importantes: o projeto de ressocialização desenvolvido na unidade prisional, com o apoio ofertado ao tratamento de saúde dessas crianças”, disse.

Toda a matéria-prima utilizada para a produção das naninhas é fruto de doações. Tecidos em algodão, enchimentos e linhas são a base para a confecção.

A voluntária Krystian Penha da Silva Scarpi, idealizadora do projeto, ensinou a técnica de costura aos detentos. “Essa entrega tem muito significado para mim. Acompanhei o tratamento da minha filha nesse hospital e hoje tudo passou pela minha cabeça. O tratamento oncológico traz muitas dores físicas e emocionais e por isso oferecer para essas crianças, por meio das naninhas, um pouco de afeto e esperança faz toda a diferença para enfrentar esse momento difícil da doença”, relatou.

Joselita de Paula da Silva acompanha a filha Débora, hoje com 15 anos, no tratamento realizado no ambulatório há quase dois anos. “É muito bom saber que pessoas de fora do hospital se importam com as crianças da oncologia. Sempre confiamos em Deus e agradecemos muito por essas iniciativas, pois é um presente que cativa e traz força”, comentou a mãe.

Solidariedade

A Secretaria da Justiça (Sejus) contribui com ações de solidariedade junto ao Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG). Internos do sistema prisional já produziram móveis de brinquedos que fazem parte da Unidade de Tratamento de Alta Complexidade em Onco-Hematologia (Unacon) do local.

Entre os materiais estão: cozinha montada com geladeira, fogão, pia com armário embutido, mesa com cadeiras e berços para bonecas, feitos em MDF e pintados à mão. Os brinquedos têm o tamanho proporcional ao de crianças entre 3 e 5 anos de idade.

Amigurumis, bonecos feitos em crochê, e brinquedos em madeira também já foram entregues aos pacientes em diversas ações realizadas em datas comemorativas como Dia das Crianças e Natal.

As obras de reforma e pintura da unidade de saúde, concluídas em 2020, também foram realizadas com mão de obra de detentos. Além da reforma estrutural, os internos pintaram painéis com temas infantis para deixar o ambiente mais alegre e acolhedor para os pacientes.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sejus

Sandra Dalton / Paula Lima

(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856

imprensa@sejus.es.gov.br

Polícia Penal do Espírito Santo (PPES)

Alyne Reis

(27) 3636-5706 / 99933-9920