09/10/2018 16h04 - Atualizado em 09/10/2018 16h42

Dia das Crianças: brinquedos produzidos por detentos são doados

Em homenagem ao Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, internos do sistema prisional capixaba confeccionaram brinquedos que foram doados ao Hospital Infantil de Vitória e entregues para seus familiares durante visitas especiais.

No último sábado (06), foi realizada a doação de 90 bonecos de crochê confeccionados por internos da Penitenciária Estadual de Segurança Média I (PSME I), localizada em Viana.

Os brinquedos, produzidos por 19 internos que participam do projeto Reabilitarte, foram doados a crianças em tratamento no Hospital Infantil de Vitória. Os kits distribuídos continham uma revista para colorir, uma caixa de lápis para colorir e uma carta escrita pelos detentos, com mensagens de otimismo e motivação para as crianças em tratamento.

A entrega contou com a presença do diretor da PSME I, Roger Santesi Firme, e do diretor da Penitenciária de Segurança Máxima II (PSMAII), Bruno Pompermayer Gusman, além de inspetores de outras unidades do Complexo Penitenciário de Viana.

“Participar dessa ação foi muito emocionante e prazeroso para todos os envolvidos. É gratificante poder ver a alegria de uma criança ao receber um presente e, ao mesmo tempo, saber que este projeto de ressocialização está alcançando outras famílias”, destacou o diretor da PSME I, Roger Santesi.

Atualmente, 52 detentos participam do projeto Reabilitarte, voltado a internos acima de 50 anos ou que têm algum problema de saúde. Uma artesã voluntária e internos que têm experiência com artesanato atuam como instrutores.

Nessa iniciativa, os detentos também produzem peças como tapetes, bolsas, jogos de banheiro, redes e roupas. Além da confecção dos polvos de crochê, que são doados a bebês prematuros internados em Unidades de Tratamento Intensivo Neonatais (UTINs).

O objetivo do projeto é melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos internos, estimulando o desenvolvimento da criatividade, da percepção e da memória e proporcionando um ambiente terapêutico. Além disso, as peças produzidas pelos detentos são entregues aos familiares para serem vendidas, contribuindo para a geração de renda. 

Entrega de presentes no Centro de Detenção Provisório da Serra

Já no Centro de Detenção Provisória da Serra (CDPS), 20 detentos que participam do projeto “Eu Faço Arte” confeccionaram bonecos e chaveiros em feltro para serem entregues às crianças que visitam os pais no local. As entregas começaram no início do mês de outubro e os kits distribuídos contêm uma revista para colorir e um chaveiro. Esse é o segundo ano consecutivo em que os internos realizam esse trabalho.

Os inspetores da unidade e dois internos também realizaram a entrega de brinquedos para 140 crianças no Hospital Infantil de Vitória.

“Foi muito emocionante ver a satisfação dos detentos ao participarem da entrega, a alegria das crianças, a surpresa das mães com as habilidades desenvolvidas pelos internos no projeto e a importância dele para a sociedade”, destacou o diretor da unidade prisional, Claúdio Nienke. 

O projeto “Eu Faço Arte”, que teve início em 2017, tem como objetivo desenvolver as habilidades manuais dos internos, experimentando materiais e técnicas que envolvem o trabalho coletivo, além de apresentar as perspectivas de geração de uma nova profissão. 

As atividades são orientadas por dois detentos que possuem experiência em atividades manuais e são coordenadas pelas equipes de direção e Serviço Social da unidade. 

Remição de pena

Os detentos que atuam nos projetos são beneficiados com a remição da pena. A cada três dias trabalhados, um é abatido da pena a ser cumprida.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br 
Leidy Mendonça
imprensa@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard