11/06/2018 17h47

Egressos comemoram formatura em cursos profissionalizantes do Escritório Social

Quarenta e oito egressos do sistema prisional, atendidos pelo Escritório Social, se formaram, nesta sexta-feira (08), em cursos profissionalizantes ofertados em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

A cerimônia de formatura dos cursos de Recepção e Portaria, Auxiliar de Rotinas Administrativas e Garçom foi realizada no auditório da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), em Vitória.

Participaram do evento a gerente de Reintegração Social e Cidadania da Sejus, Cláudia Maria da Silva, a subgerente de Inovação da Secti, Renata Resstel, além de representantes da Codesa, servidores, egressos e familiares.

No evento, os formandos receberam os certificados de conclusão de curso, emitidos pelo Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho. Os cursos tiveram carga horária de 40 horas e as aulas foram realizadas no Escritório Social, localizado no Centro de Vitória.

Trabalho

Os egressos comemoraram a conclusão dos cursos e acreditam que com a formação estão mais aptos a conquistarem uma vaga no mercado de trabalho.

A egressa Michelle Sampaio da Silva, 38 anos, formada em Letras, concluiu o curso de Rotinas Administrativas e acredita que o novo diploma facilitará o retorno a sua área de formação.

“Encontrei dificuldades para retornar ao meu ambiente de trabalho após o cumprimento da pena e percebi que um novo curso seria a solução. Com essa nova formação posso ocupar um cargo semelhante ao que exerciaanteriormente e, aos poucos, reconquistar meu espaço”.

O egresso Elvis Augusto Almeida, que se formou no curso de Recepção e Portaria, contou que esse foi o primeiro curso que realizou pelo Escritório Social e avalia que essa foi uma excelente oportunidade de se aperfeiçoar.

“Não consegui retornar ao mercado de trabalho com as formações que possuía. Com essa nova qualificação acredito que poderei disputar uma vaga como qualquer outro cidadão. O Escritório Social foi a solução que encontrei para poder me recolocar no mercado de trabalho”.

Para Cláudia Maria da Silva, gerente de Reintegração Social e Cidadania da Sejus, a oferta de cursos profissionalizantes é uma das principais ferramentas de reinserção social dos ex-detentos.

“A qualificação profissional é um instrumento de intervenção e inclusão social, sendo imprescindível para a recolocação no mercado de trabalho dos egressos e, consequentemente, para a redução da reincidência criminal.”

Ela ressalta que um novo ciclo de cursos em parceria com a Secti será iniciado na próxima semana. “Serão ofertados novos cursos e ainda neste ano teremos mais três ciclos de qualificação”.

Escritório Social

Inaugurado em abril de 2016, o espaço é um dos eixos do Projeto Cidadania nos Presídios, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O local é voltado ao atendimento dos egressos do sistema penitenciário e de seus familiares, visando ao auxílio na reintegração e convívio na sociedade.

Os ex-detentos são atendidos por uma equipe multidisciplinar, que define um plano individual de reintegração social para cada um deles. A partir da elaboração desse plano, os egressos poderão contar com orientação vocacional, encaminhamento para serviços de assistência à saúde, psicossocial, qualificação, capacitação, encaminhamento profissional e educacional, de acordo com suas necessidades.

O Escritório Social é supervisionado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Governo do Estado, com orientação estratégica do Tribunal de Justiça (TJES), gestão estratégica da Secretaria de Estado do Governo (SEG) e execução da Secretaria de Justiça (Sejus).

O atendimento aos egressos é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Serviço:

Endereço: Avenida Jerônimo Monteiro, nº 96, Edifício das Repartições Públicas, Centro de Vitória (acesso pela Avenida Beira-Mar).

Telefones: 3132-2012 / 3132-5137.

rosana.figueiredo@sejus.es.gov.brimprensa@sejus.es.gov.br
Texto: Antonio Nogueira