01/02/2019 11h38 - Atualizado em 01/02/2019 11h50

Gerência de Saúde da Sejus realiza ação para fortalecer cuidados com a saúde mental de internas

Os benefícios da atividade física para a saúde mental foi o tema promovido pela Gerência de Saúde do Sistema Penal da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) para as internas do Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC). A ação foi realizada na quinta-feira (31), como parte da campanha Janeiro Branco, mês da saúde mental.

A Gerente de Saúde do Sistema Penal, Luciana Vaneli Gama, esclarece que a saúde mental é uma das linhas de cuidado da atenção básica estipulada pelo Ministério da Saúde. “A campanha Janeiro Branco compõe o calendário de ações de saúde realizadas nas unidades prisionais para a prevenção e promoção da saúde dos internos do sistema penal”, afirma.

Na ocasião, as internas puderam praticar exercícios leves, tais como: alongamento, relaxamento e até corridas curtas. O educador físico, Marcelo Fonseca Carvalho, voluntário da ação, ressalta que a prática de exercícios físicos ajuda a mente em diversos aspectos.

“O alongamento e relaxamento são benéficos para o bem-estar do corpo, uma vez que se sabe que o relaxamento da mente também é eficaz para reduzir o estresse e a ansiedade, auxiliando no combate e na prevenção da depressão”, afirma.

De acordo com a psicóloga Jaqueline Caetano Gonçalves, profissional que atua na unidade por meio do Instituto Vida e Saúde (Invisa), que presta serviço na área de saúde prisional, os principais problemas de saúde da mente estão relacionados a depressão e estresse.

“O objetivo da ação foi tentar ensinar as internas a controlar a ansiedade com atividade física. Atividades que elas podem fazer no dia a dia durante o banho de sol e até em pequenos espaços. É uma forma que elas terão de cuidar do corpo e da mente”, ressalta a psicóloga.

A interna Fabricia Motta participou da atividade e diz que irá aplicar os ensinamentos em seu dia a dia. “O fato de aprender a fazer os exercícios corretamente e ter esse momento de interatividade com os demais já é algo que proporciona a saúde mental. Foi muito gratificante viver esse momento. Tenho certeza que sairei daqui uma pessoa melhor, inclusive, mentalmente”, disse.

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça

Sandra Dalton
Karla Secatto
imprensa@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard