25/06/2018 17h17

Ginter realiza capacitação em Linhares para voluntários que atuam na assistência religiosa

Cento e dez voluntários participaram, neste sábado (23), de uma capacitação promovida pelo Grupo de Trabalho Interconfessional do Sistema Prisional (Ginter), na Assembleia de Deus Ministério Jardim Colorado, em Linhares.

Durante o seminário, os participantes assistiram a uma apresentação sobre o sistema penitenciário do Espírito Santo, feita pelo diretor da Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM), Flávio de Oliveira Ogioni, e pelo diretor adjunto do Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL), Geanderson Oliveira de Carvalho.

O pastor Romerito Oliveira de Encarnação, a missionária Marta Alves Pereira Passos e José Carlos Fiorido, assessores teológicos do Ginter, também fizeram apresentações sobre os temas “Fundamentação Legal da Assistência Socioespiritual”, “Diversidade Religiosa/Tolerância Religiosa” e “Assistência Socioespiritual aos Apenados/Metodologia”.

Representantes de diversas entidades que prestam assistência religiosa em unidades prisionais do Estado também estavam presentes no evento.

A coordenadora do Ginter, Maria Jovelina Debona, destaca que “as capacitações são realizadas com o objetivo de alinhar o trabalho realizado pelos voluntários e aprimorar a prestação da assistência religiosa aos internos do sistema prisional capixaba”.

Ela explicou que as capacitações estão sendo feitas por região e que, nos próximos meses, mais capacitações serão realizadas. A próxima será no final de julho, em Cachoeiro de Itapemirim.

Sobre o Ginter

O Ginter funciona desde 2008 e é vinculado à Subsecretaria para Assuntos do Sistema Penal (SASP). O grupo não só qualifica voluntários, como também atua na ampliação da assistência espiritual oferecida nos presídios e articula os grupos religiosos cadastrados para atuar nas unidades prisionais.

A Portaria nº 991-s, publicada em 2011 pela Sejus, disciplina a assistência espiritual oferecida nas unidades prisionais do Estado, cumprindo o que determina o artigo 24 da Lei de Execuções Penais.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.brimprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 
Texto: Paula Romanha

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard