26/12/2018 16h53 - Atualizado em 26/12/2018 17h03

Governo do Estado entrega novas viaturas e equipamentos de segurança para a Sejus

O Governo do Estado entregou, na tarde desta quarta-feira (26), no Complexo Penitenciário de Viana, 108 viaturas equipadas para o transporte de presos do sistema prisional capixaba. Também foram entregues 1.178 coletes balísticos, 195 armas e armamentos químicos. O investimento total foi de R$ 19,6 milhões.

Estiveram presentes ao evento o governador Paulo Hartung; o secretário de Estado da Justiça, Walace Tarcísio Pontes; os subsecretários Alessandro Ferreira de Souza e Isabela Finamore Ferraz, e demais servidores da Sejus.

Durante a solenidade, o governador Paulo Hartung ressaltou que o ato simboliza o avanço histórico do sistema prisional capixaba. “Estamos fechando um ciclo da minha vida com o término do meu mandato. Quando cheguei ao Estado, em 2003, não tínhamos um sistema prisional. Construímos um novo sistema. Tivemos muita ajuda da Justiça, da Defensoria e do Ministério Público Estadual, além do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Construímos 12 mil vagas e estamos com edital na rua para contratar mais 800. Venho celebrar com vocês a entrega simbólica dessas viaturas e essa caminhada bonita que realizamos em nosso Estado” destacou Hartung.

Os veículos Toyota Hilux, da marca Toyota do Brasil, serão utilizados pelas 35 Unidades Prisionais do Espírito Santo, pela Diretoria de Segurança Penitenciária (DSP) e pela Diretoria de Operações Táticas (DOT).

De acordo com o secretário de Estado da Justiça, Walace Pontes, os novos veículos foram adquiridos com o objetivo de renovar parte da frota da Sejus. "Essa substituição proporcionará a diminuição dos valores gastos com manutenção corretiva e também vai gerar economia de combustível, já que o modelo adquirido apresenta consumo de combustível 15% menor que os modelos atualmente atualizados", explicou. 

Além das viaturas, o governo do Estado realizou a entrega de espingardas calibre 12, coletes balísticos e munição não letal, como spray de pimenta e granada não letal, para auxiliar no desempenho das funções desenvolvidas pelos servidores do sistema prisional.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça

Rosana Figueiredo

Leidy Mendonça

imprensa@sejus.es.gov.br

rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br

Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard