11/06/2018 16h42 - Atualizado em 11/06/2018 16h43

Governo entrega novos leitos de UTI reformada por detentos

O Governo do Estado entregou, nesta segunda-feira (11), 26 leitos no novo espaço da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (Utip), no Hospital Estadual Infantil de Vitória. O espaço foi reformado por 10 detentos do regime semiaberto do sistema prisional.

A ampliação do serviço foi possível porque a Utip foi transferida para um espaço ao lado de onde ela funcionava. A obra, que custou R$ 272.500,00, durou seis meses.

Com os novos leitos, sendo 10 de UTI e 16 semi-intensivos, o Hospital passa a contar com um número total de 41 leitos para atendimento de crianças. A Utip está localizada no segundo piso do prédio do Hospital da Polícia Militar (HPM), em Bento Ferreira, Vitória, onde já funciona o Pronto-Socorro Dra. Milena Gottardi, do Hospital Infantil de Vitória, que conta com 105 leitos.

A reforma do Pronto-Socorro também foi realizada com a mão de obra de detentos. Além da reforma estrutural, os internos também pintaram painéis com temas infantis para deixar o ambiente mais alegre e acolhedor para os pacientes.

Conforme prevê a Lei de Execução Penal, os detentos que trabalham são beneficiados com a remição da pena. Desta forma, a cada três dias de trabalho, um dia é abatido da pena a ser cumprida.

Solenidade

A cerimônia de entrega dos novos leitos contou com a presença do governador Paulo Hartung, do secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, do secretário de Estado da Justiça, Walace Tarcísio Pontes, acompanhados de outros secretários e subsecretários de Estado, autoridades políticas e profissionais de saúde.

“É gratificante começar a semana com essa inauguração.  Aos profissionais que irão trabalhar aqui desejo sucesso e que Deus abençoe todos vocês. A estrutura está em boas condições, está equipada, mas as relações que contam são as pessoais. Por isso a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais que aqui irão trabalhar. Também agradeço à Polícia Militar pela ação que viabilizou essa parceria. Esse aqui é um jogo de ganha-ganha. Ter possibilitado essa estrutura e, consequentemente, ter melhorado o atendimento infantil e, ao mesmo tempo, o atendimento à família dos militares é uma situação em que todos são beneficiados”, comemorou o governador Paulo Hartung.

Oncologia

No espaço onde até então funcionou a Utip, funcionará, em breve, a sala de quimioterapia da Unidade de Tratamento de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), com 14 leitos de hospital dia, que hoje funciona em Santa Lúcia, com 10 leitos.

Bem próximo dali, no mesmo piso, está sendo concluída a obra da enfermaria para pacientes da Oncologia, que será transferida também de Santa Lúcia para Bento Ferreira. Hoje, a enfermaria dispõe de 19 leitos e, no novo espaço, terá mais sete, totalizando 26 leitos. Já o serviço ambulatorial e de diagnóstico da Oncologia funcionará no andar térreo do prédio.

A transferência de toda a Unidade de Tratamento de Alta Complexidade em Oncologia de Santa Lúcia para Bento Ferreira vai possibilitar aumentar a oferta de atendimentos oncológicos, além de tornar o ambiente mais funcional e acolhedor para pacientes e profissionais.

Ampliação

Com a transferência do pronto-socorro do Hospital Estadual Infantil de Vitória para Bento Ferreira, serão realizadas obras de melhoria e ampliação na unidade em Santa Lúcia.

Serão abertos 14 novos leitos de UTI pediátrica, totalizando 20 leitos; 12 leitos semi-intensivos; uma unidade de pneumologia, com mais cinco leitos, totalizando 17 leitos e uma sala de endoscopia pediátrica, além da abertura de consultórios e salas de pequenos procedimentos para aqueles pacientes que não precisam de internação.

E, com a transferência dos 19 leitos de enfermaria do setor de oncologia para a área do Hospital da Polícia Militar, no espaço, serão abertos 19 leitos clínicos de pediatria.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br / imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels: (27) 3347-5642/3347-5643

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard