16/04/2019 09h11

Inspetor penitenciário vence campeonato estadual de kickboxing

O Campeonato Estadual de Kickboxing 2019, realizado no último domingo (14), em Vitória, promoveu o duelo entre atletas de diversas modalidades e o inspetor penitenciário Fábio Martineli foi campeão na categoria master na modalidade de semicontato (light contact).

O atleta, que integra a equipe da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) desde 2014, relata que pratica artes marciais desde os 10 anos. São 32 anos de aprendizado e experiência sobre os tatames, o que lhe garantiu a faixa preta em karatê. Ele conta que, no final do ano passado, descobriu o kickboxing.

“Eu chamo de ‘vício saudável’. As artes marciais ajudam a conter o estresse e a desenvolver o autocontrole. Treinar e descarregar energia após 24h dentro de uma unidade prisional ajuda a aliviar a tensão provocada pela nossa atividade, que é de risco. Praticar artes marciais demanda disciplina e ética: o conhecimento adquirido jamais pode ser usado para agredir, é restrito aos treinos e competição” destaca o inspetor atleta.

Ao vencer a competição, Martineli tem garantida sua vaga para disputar o Campeonato Brasileiro, que acontece em junho. Ele se diz animado para participar do torneio e irá treinar para conquistar mais uma vez o primeiro lugar.

“É da minha natureza ser competitivo. O esporte faz parte da minha vida e quero sempre dar o meu melhor. Trago isso para a atividade profissional. Na unidade onde atuo, que é de Segurança Máxima, temos vários atletas de judô e jiu-jítsu, por exemplo. O trabalho requer servidores com preparo físico e psicológico para qualquer situação. Vemos que os operadores de segurança que treinam e lutam respondem bem a ambientes hostis porque estão preparados do ponto de vista técnico e mental”, enfatiza.

 

Campeonato Estadual de Kickboxing 

O campeonato, organizado pela Federação do Espírito Santo com o apoio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer, aconteceu no último fim de semana no Centro de Treinamento (CT) Jayme Navarro de Carvalho, localizado no bairro Bento Ferreira, em Vitória. Diversas equipes de todo Espírito Santo participaram do torneio.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça

Sandra Dalton / Karla Secatto

Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664

E-mail: imprensa@sejus.es.gov.br

 

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard