11/06/2019 12h57

Internas da penitenciária de São Mateus transformam resíduo em caixas de presentes

Há cerca de dois meses, as internas da Penitenciária Regional de São Mateus, no norte do Estado, estão envolvidas em um projeto que promove sustentabilidade através da reciclagem. O papelão descartado por uma fábrica instalada na unidade ganha uma nova utilidade nas mãos das internas, que transformam o material em lindas caixas de presente.

O projeto “Retirando os sonhos da caixa” foi idealizado pela inspetora penitenciária Marcela Santos Mendes do Rosário. O objetivo é a ressocialização por meio da atividade que promove uma ocupação mental e física das internas envolvidas.

“Para nós, é fundamental manter a unidade prisional em ordem. Os projetos sociais que desenvolvemos garantem a ocupação das internas, além de trazer um resultado sustentável com a reciclagem. É um projeto simples, desenvolvido há pouco tempo, mas que já ganhou o reconhecimento de todos e faz bem para as internas, para o sistema e para o meio ambiente”, explica a inspetora.

As internas que participam da confecção de caixas artesanais utilizam também tecidos, fitas e cola, doações dos servidores penitenciários, da parceria da fábrica e instituições religiosas. Parte dos itens produzidos são presentados aos familiares delas em visitas. Outra parte é doada a instituições do município.

A interna Vanessa Siqueira Possebom é uma das que participa do projeto e agradece a oportunidade de participar da iniciativa, algo que só veio a somar à sua habilidade para trabalhos artesanais.

“Eu estou muito feliz em participar desse projeto e saber que agora as pessoas poderão ver o nosso trabalho. Eu realmente faço todas as caixas com muito amor. Isso tem ajudado muito no cumprimento da minha pena, ter algo para desenvolver e me ocupar”, ressalta Vanessa.

Informações à imprensa:

Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664