06/12/2018 10h43 - Atualizado em 06/12/2018 10h44

Internos de Colatina promovem atividades religiosas em unidade

Cinquenta e dois internos da Penitenciária de Segurança Média de Colatina (PSMECOL) participaram, nessa segunda-feira (03), da VII Conferência Profética, realizada na unidade prisional.

Estiveram presentes o diretor adjunto da PSMECOL, Richard de Souza Tancredo; o ex-diretor da unidade, Emídio José Venturim; representantes das Congregações Religiosas Assembleia de Deus, Universal do Reino de Deus e do Projeto Peniel. Também participaram professores que atuam na escola da unidade prisional, familiares dos detentos e servidores do sistema penitenciário da região de Colatina.

Durante as apresentações os detentos se dividiram em diversas atividades como dança, teatro, música e mímicas. As canções ficaram por conta do Ministério Kairós e o coral “Vozes Que Libertam”, compostos por internos da penitenciária.

A programação também contou com mensagens religiosas ministradas por internos e pastores. Aproveitando a oportunidade, foi prestada uma homenagem ao precursor do evento, o ex-diretor da unidade, Emídio José Venturim.

Diferente das celebrações realizadas nas unidades prisionais pelas equipes de assistência religiosa, que fazem parte do Grupo de Trabalho Interconfessional (Ginter), a Conferência Protética foi criada pelos próprios internos da penitenciária e acontece em agradecimento pela assistência recebia ao longo do ano.

Também tem como intuito reunir presos, familiares e colaboradores religiosos para adorar a Deus e buscar a renovação espiritual.

“É muito importante a oportunidade de crescimento espiritual dada aos detentos, por meio de iniciativas promovidas pela Secretaria de Estado da Justiça. Nós percebemos as mudanças que acontecem nos internos por meio da fé”, destacou o diretor adjunto, Richard Tancredo.

Assistência Religiosa

A assistência religiosa, com liberdade de culto, é garantida aos internos do sistema prisional pela Lei de Execução Penal. No Espírito Santo, existe o Grupo de Trabalho Interconfessional (Ginter), da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), do qual fazem parte diversos grupos religiosos.

O Ginter existe desde 2008 e é vinculado à Subsecretaria para Assuntos do Sistema Penal. O grupo não só qualifica voluntários como também atua na ampliação da assistência espiritual oferecida nos presídios e trabalha pela boa relação entre os voluntários e servidores das unidades.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br 
Leidy Mendonça
imprensa@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard