10/05/2018 17h38

Internos de Vila Velha concluem programa de recuperação desenvolvido por voluntários religiosos

Quinze internos participaram, nesta quarta-feira (09), da cerimônia de conclusão do programa “Celebrando a Recuperação”, na Penitenciária Estadual de Vila Velha I (PEVV I).

Com duração de 11 meses, o programa é desenvolvido na unidade pelo coordenador do Projeto “Caminhar”, Célio Toniato, com apoio da Igreja Missão Praia da Costa. A iniciativa é realizada em aproximadamente 25 mil igrejas, em mais de 30 países.

O programa “Celebrando a Recuperação” usa 12 passos e oito princípios bíblicos para promover a recuperação das pessoas, visando a superação de dependências, hábitos negativos e problemas emocionais.

Durante os encontros, aspectos como saúde emocional, relacionamentos, vícios e compulsões são trabalhados com os participantes para que eles possam ter uma vida mais equilibrada e saudável.

A cerimônia de conclusão contou com a participação do juiz da 8ª Vara Criminal de Vila Velha, Daniel Peçanha, do promotor de justiça César Ramaldes e da coordenadora do Grupo de Trabalho Interconfessional (Ginter), Maria Jovelina Debona. Familiares dos internos, voluntários do Projeto “Caminhar” e da Igreja Missão Praia da Costa, servidores e direção da unidade também participaram da cerimônia de encerramento.

Ao final do evento, foi realizada uma confraternização, que contou com a apresentação da banda Manancial Puro, formada por internos da unidade.

Para o diretor adjunto da Penitenciária, Mário José da Paixão, iniciativas como essa, desenvolvidas pelos voluntários que prestam assistência religiosa, são muito positivas.

“Esse trabalho contribui para um ambiente mais tranquilo e para que os internos possam refletir e promover mudanças em suas vidas, como se reaproximarem da família. É uma ação importante para o processo de ressocialização dos detentos, que se soma ao trabalho desenvolvido pela Sejus”.

Sobre o Ginter

O Ginter funciona desde 2008 e é vinculado à Subsecretaria para Assuntos do Sistema Penal (SASP). O grupo não só qualifica voluntários, como também atua na ampliação da assistência espiritual oferecida nos presídios e articula os grupos religiosos cadastrados para atuar nas unidades prisionais.

A Portaria nº 991-s, publicada em 2011 pela Sejus, disciplina a assistência espiritual oferecida nas unidades prisionais do Estado, cumprindo o que determina o artigo 24 da Lei de Execuções Penais.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br / imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard