01/12/2017 17h05 - Atualizado em 01/12/2017 17h56

Internos de Vila Velha participam de concurso de poesia

A Coordenação de Projetos Especiais da Gerência de Educação e Trabalho (GET) promoveu neste mês, em parceria com a  Penitenciária Estadual de Vila Velha II (PEVV II), o 1º concurso de poesia do sistema prisional capixaba, com o objetivo de estimular a escrita e a criatividade dos internos.

A escritora Idayana Maria Borchardt e o graduado em História e vencedor da 3ª edição do Prêmio Ufes de Literatura, Gabriel do Nascimento Barbosa, ministraram um workshop na unidade, para orientar os internos na elaboração de poesias e prepará-los para o concurso.

Ao todo, quarenta internos participaram do projeto. Na primeira etapa, a comissão julgadora, composta por professores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), musicistas e escritores, avaliou as poesias feitas por esses internos e selecionou vinte semifinalistas.

A última etapa do concurso aconteceu nesta quinta-feira (30), quando os jurados escolheram as três melhores poesias escritas pelos detentos. O segundo e o terceiro colocado receberam uma medalha de honra ao mérito e o primeiro ganhou uma cesta de café da manhã, que poderá ser compartilhada com um familiar.

A comissão julgadora foi formada pela compositora e membro da Academia de Letras de Vila Velha, Andra Valladares, pela professora e compositora Idayana Borchardt e pelo radialista e presidente da Academia de Letras de Vila Velha, Horácio Xavier.

Segundo o diretor adjunto da unidade, Peterson de Aguiar Soares, “a realização de atividades como esta estimula o raciocínio e a linguagem dos internos. Além disso, promove a autoconfiança entre eles, gerando um ambiente cada vez mais humanizado”.

 Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.brimprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732
Texto: Paula Romanha

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard