14/05/2018 16h01

Internos de Vila Velha participam de culto ecumênico

Quarenta e três internos da Penitenciária Estadual de Vila Velha I (PEVV I) participaram, na última semana, de um culto ecumênico. A celebração foi conduzida pelo pastor José Cândido, da Assembleia de Deus da Região Sudeste no Brasil (Caderbras) e contou com a participação de voluntários de diversos grupos religiosos.

Estiveram presentes representantes da Associação Resgatando Vidas e Artes, da Igreja Católica; da Comunidade Evangélica de Guarapari e da Igreja Universal do Reino de Deus, que desenvolvem atividades de assistência religiosa na unidade.

O culto ecumênico é realizado trimestralmente na Penitenciária, com o objetivo de promover a tolerância e o respeito. Como no último domingo (13) foi comemorado o Dia das Mães, foi feita uma reflexão sobre o papel da mulher na sociedade durante a celebração.

De acordo com o diretor da PEVV I, Waldoece Apolori Costa Junior, “eventos como são de extrema importância para a consolidação das ações voltadas à reintegração social dos internos, já que abordam valores importantes para o convívio social, que é permeado por grandes diferenças em nossa sociedade”.

Assistência Religiosa

A assistência religiosa, com liberdade de culto, é garantida aos internos do sistema prisional pela Lei de Execução Penal. No Espírito Santo, existe o Grupo de Trabalho Interconfessional (Ginter), da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), do qual fazem parte diversos grupos religiosos.

O Ginter existe desde 2008 e é vinculado à Subsecretaria para Assuntos do Sistema Penal (SASP). O grupo não só qualifica voluntários como também atua na ampliação da assistência espiritual oferecida nos presídios e trabalha pela boa relação entre os voluntários e servidores das unidades.

rosana.figueiredo@sejus.es.gov.brimprensa@sejus.es.gov.br