28/07/2016 17h35 - Atualizado em 28/07/2016 17h41

Internos do sistema prisional participam de ações de saúde

Durante o mês de julho, os internos do sistema prisional capixaba estão participando de ações educativas contra as hepatites virais, nas unidades prisionais. As ações fazem parte das atividades do Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado nesta quinta-feira (28).   

As ações têm o intuito de conscientizar os internos sobre a importância dos cuidados, do diagnóstico precoce e do tratamento das hepatites.

As unidades de São Domingos do Norte, Barra de São Francisco e Marataízes, além da Penitenciária de Segurança Máxima II (PSMA II), do Centro de Detenção Provisória de Colatina (CDPCOL), da Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM), do Centro de Detenção Provisória de Cachoeiro de Itapemirim (CDPCI) e do Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL) foram algumas das unidades que já realizaram ações com os internos.

Os detentos participaram de palestras e rodas de conversa para esclarecimento de dúvidas, foram submetidos a testes rápidos e, aqueles que apresentaram sintomas das doenças, foram encaminhados ao serviço especializado. Em Cachoeiro, os internos foram imunizados contra os vírus causadores da hepatite B, tríplice viral e dupla bacteriana.

Nesta sexta-feira (29), as ações serão realizadas no Centro de Detenção Provisória de Viana II (CDPV II). Os internos assistirão a uma palestra ministrada pela equipe de saúde da unidade abordando os sintomas, a prevenção e formas de tratamento das doenças.

A gerente de Saúde do Sistema Penal, Luciana Vaneli Gama, explica que ações educativas realizadas pelas unidades prisionais são baseadas no calendário do Ministério da Saúde. “Uma das metas estabelecidas é a realização de ações nos níveis de promoção, prevenção e tratamento das doenças, dentre elas as hepatites virais”, disse.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça

Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br / imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
Texto: Maria Luiza Sancio

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard