02/02/2018 18h13 - Atualizado em 02/02/2018 18h18

Internos do sistema prisional são premiados em concurso de redação da Defensoria Pública da União

Três internos do sistema prisional foram premiados no 3º Concurso Nacional de Redação promovido pela Defensoria Pública da União (DPU). Entre eles, está o detento Willian Pereira dos Santos, custodiado na Penitenciária Estadual de Vila Velha I (PEVV I), que foi destaque nacional na categoria “Estudantes Privados de Liberdade”.

Os internos Rosinete Bindelli Dias, do Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL), e Cristoffer Marton Cunha, da Penitenciária Estadual de Vila Velha II (PEVV II), também foram premiados no concurso.

A cerimônia de premiação dos estudantes vencedores do Espírito Santo foi realizada nesta sexta-feira (02), na sede da DPU, em Vitória. Na ocasião, todos os estudantes das cinco categorias do concurso receberam medalhas, certificado e um tablet.

O evento realizado nesta sexta-feira (02) contou com a presença de diversas autoridades como o defensor público-geral federal, Carlos Eduardo Paz, o defensor público-chefe da DPU no Estado, Eduardo José Teixeira de Oliveira, a defensora pública Karina Rocha Mitleg Bayerl, o desembargador supervisor da Execução Penal no ES, Fernando Zardini Antonio, a juíza coordenadora das Varas de Execução Penal Gisele Souza de Oliveira, e a defensora pública-geral do ES, Sandra Mara Viana.

O secretário de Estado da Justiça, Walace Tarcísio Pontes, e a diretora socioeducativa do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), Claudia Faquinote, também participaram da cerimônia.

Outras autoridades do poder judiciário, dos municípios dos estudantes premiados, além de professores e familiares dos estudantes também estiveram presentes ao evento.

O interno Willian Pereira dos Santos contou que foi uma surpresa ter conseguido destaque nacional entre os estudantes privados de liberdade.

“Não esperava um resultado como esse. Todos os professores e pedagogos da unidade me passaram confiança para escrever a redação e por isso digo que esse prêmio é de todos eles, que se dedicam a ensinar e acreditam em nós”.

A detenta Rosinete Bindelli, que também foi premiada no concurso, disse que Língua Portuguesa é sua matéria preferida.

“Também gosto de ler, acho que isso ajudou a fazer a redação. Foi uma experiência muito boa participar do concurso e conseguir esse prêmio. Não esperava estar entre os vencedores”.

O interno Cristoffer Cunha, da PEVV II, destacou o orgulho de sua mãe ao receber a notícia de que ele foi um dos premiados.

“O sorriso e a emoção dela ao saber que fui um dos vencedores do concurso foi o meu maior prêmio. Mas o mérito não é meu, é de todos da equipe pedagógica da unidade, que me ajudaram”.

A gerente de Educação e Trabalho da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Regiane Kieper do Nascimento, destacou que iniciativas como o concurso da DPU fortalecem o trabalho educacional realizado nas unidades prisionais.

“Além disso, o concurso promove uma maior interação entre professores e alunos. Neste ano, o tema da redação também foi muito propício aos estudantes privados de liberdade, que discutiram em sala de aula a importância da educação como instrumento de enfrentamento à criminalidade e de transformação social”.

O concurso

Com o tema “Mais Direitos, Menos Grades”, o concurso visa a promover a reflexão sobre a importância da garantia dos direitos para a população brasileira bem como para os privados de liberdade. Em todo o país, a disputa contou com 6.607 redações inscritas, sendo 5.044 de internos do sistema prisional que são estudantes.

O concurso foi dividido em cinco categorias, que contemplaram estudantes da modalidade Educação Jovens e Adultos (EJA); do ensino médio regular, ensino técnico e EJA seriado; alunos que cumprem medida socioeducativa; estudantes em situação de privação de liberdade no sistema prisional brasileiro e pessoas em situação de privação de liberdade que cumprem pena em presídios federais.

No Espírito Santo, 682 detentos, de 17 unidades prisionais, tiveram redações inscritas na disputa.

rosana.figueiredo@sejus.es.gov.brimprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda