23/09/2016 17h29 - Atualizado em 23/09/2016 17h36

Internos participam de Festival de Xadrez

Estudantes participaram, nessa quinta-feira (22), do VII Festival de Xadrez das Escolas da Rede Estadual e do IV Festival de Xadrez de Estudantes Privados de Liberdade. O evento foi realizado na quadra da Escola Estadual Des. Carlos Xavier Paes Barreto e no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em Vitória. Encararam a disputa 266 alunos enxadristas. Destes, 20 são estudantes privados de liberdade.

O torneio foi disputado pelo Sistema Suíço em cinco rodadas. O tempo de reflexão para cada enxadrista era de 10 minutos (aplicando-se as regras de xadrez rápido da FIDE - Rapidplay). A pontuação dos atletas obedeceu às regras da FIDE, ou seja, vitória um ponto, empate meio ponto e derrota zero.

A competição foi dividida em quatro categorias: Categoria Infantil (nascidos a partir 01/01/2002), Categoria Juvenil (nascidos entre 31/12/2001 até 01/01/1999), Categoria EJA (nascidos em datas anteriores a 1999) e Categoria Especial. A premiação é de medalhas para o 1º ao 10° lugar de cada categoria e troféu para os campeões feminino e masculino.

O estudante Lucas Passos Paranhos Barbosa, da Escola Estadual Misael Pinto Netto, de Aracruz, portador da Síndrome de Duchenne, que causa distrofia muscular, contou que o xadrez é seu esporte favorito. “Treino com a ajuda dos meus colegas e do meu professor, que movem as peças para mim. É a primeira vez que participo de uma competição desse nível. Estou muito feliz de mostrar como o xadrez pode ajudar no desenvolvimento do meu intelecto”, disse.

O professor Edimar Francisco Nunes contou que os treinamentos acontecem nas aulas de Educação Física e no contraturno, uma vez por semana. “Em 2013, comecei a desenvolver o xadrez nos jogos internos escolares e percebi que muitos alunos tinham interesse no esporte. Fico feliz em ver a evolução deles e, principalmente, do Lucas”, afirmou.

Para D.G.A.R., que é estudante privado de liberdade, e cursa o 2º ano do Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos, “o xadrez é como as situações da vida, se no xadrez fazemos jogadas fáceis, usando o caminho mais fácil, mais difícil será para ganhar. É assim como a vida, se escolhemos os caminhos mais curtos”, ressaltou. Para ele, o xadrez ajuda a desenvolver as habilidades do raciocínio e também na distração com os colegas.

“Aprendi a jogar xadrez fora do sistema prisional quando eu estava em um projeto social. Eu me apaixonei pelo esporte. Hoje ensino a outras estudantes da escola e auxilio também a professora, por isso, quero levar o xadrez comigo quando sair e ensinar o jogo para outras pessoas. Quando se ensina algo, você também acaba aprendendo”, disse a estudante R.G.D.

A competição tem como intenção incentivar a integração dos conhecimentos, auxiliar na ressocialização dos estudantes privados de liberdade e proporcionar novos conhecimentos, desafios e resgate de valores.

O Festival é voltado para os estudantes da rede pública estadual do Ensino Fundamental e Médio, da Educação para Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Especial. A realização do campeonato fomenta o ensino e a prática de xadrez nas escolas.

O evento é promovido com o apoio da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), da Faculdade Serrana (Farese), da Prefeitura de Santa Maria de Jetibá e da Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade).

Assessoria de Comunicação/ Sedu

Vivian Camargo / Flávia Zambrone