13/11/2020 09h45 - Atualizado em 13/11/2020 10h05

Internos recebem certificados em projeto de incentivo à leitura

Internos da Penitenciária Estadual de Vila Velha 1, no complexo do Xuri, em Vila Velha, receberam, nesta quinta-feira (12), certificados do projeto “Contando uma nova história: as potencialidades da leitura no cárcere", emitidos pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

O projeto integra a pesquisa de mestrado da servidora Daniela da Cunha Madeira, coordenadora da Central de Alvarás, intitulado "As potencialidades da leitura no processo de reintegração social do sujeito em privação de liberdade" do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Humanidades do Ifes.

Ao todo, 22 certificados foram emitidos aos internos alunos do segundo ano do Ensino Médio na modalidade EJA.O trabalho realizado vai dar origem a um livreto para inspirar outros profissionais da educação a trabalharem com a leitura nos presídios.

O projeto foi desenvolvido na unidade prisional pelo período de três meses, quando contos de escritores renomados como Clarice Lispector, Lima Barreto, Lygia Fagundes Telles e Marina Colasanti, fizeram parte dos círculos de leitura. De acordo com a servidora, o projeto de pesquisa teve como perspectiva trabalhar a leitura como processo de transformação social. “Na medida em que o indivíduo exercita e interpreta a leitura, ele dá sentido à escrita por meio de sua experiência de vida e leitura de mundo e, ao mesmo tempo, é modificado em sua essência enquanto ser humano, através da aquisição de novos conhecimentos”, explicou Daniela Cunha Madeira.

De acordo com a mestranda, o livreto com as práticas educativas trabalhadas no projeto irão servir de inspiração para educadores, voluntários ou ainda servidores da área de segurança pública, como incentivo e a promoção da leitura nos presídios.

O interno R.L.O. diz que participar da iniciativa foi essencial para despertar seu interesse pela leitura. “Participar dos ciclos de leitura abriu minha mente. Não gostava de ler, mas aprendi no projeto o quanto a literatura nos traz conhecimento. Agora, já estou pegando muitos livros na biblioteca da unidade para ler e a leitura faz minha mente viajar na história e encontrar muitas coisas boas para pensar”, disse.

Literatura como inspiração para largar o crime

Durante a entrega dos certificados, um vídeo com a mensagem de um egresso, que vive de literatura em São Paulo, serviu de inspiração para os internos da PEVV1. Paulo Milhan cumpriu pena no sistema prisional paulista durante oito anos. Ele afirma que encontrou na literatura uma inspiração para abandonar a vida do crime. “Foi dentro da prisão que tomei gosto pela literatura e virei escritor. Já fui preso três vezes, após cometer delitos por 15 anos. Deixei a prisão com quatro livros escritos e hoje tenho dois livros publicados. Produzo livros de maneira independente e sobrevivo apenas de literatura. Percebi que tinha mesmo talento para escrever após participar de um concurso de poesia, em que resolvi escrever um poema para um amor não correspondido. Mais tarde, escrevi um romance baseado na minha experiência de vida”, destacou Paulo Milhan.