07/02/2020 15h06

Projeto desenvolvido em presídio é um dos mais bem avaliados no Programa Centelha

Foto: Foto: Ademir Ribeiro/SECOM

Um programa desenvolvido no Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC) foi selecionado na 15ª posição dentro das quinhentas propostas classificadas para a próxima fase do Programa Centelha ES, coordenado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).

O Centelha ES pretende estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Espírito Santo através da oferta de capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.

A diretora do CPFC, Graciele Sonegheti, relata que ficou surpresa com o resultado alcançado. “A Sejus tem investido em projetos de ressocialização e de humanização da pessoa privada de liberdade, nos dando liberdade para desenvolver iniciativas nessa linha. Enquanto pesquisadora, quis mensurar a relevância dessa iniciativa e a coloquei como objeto de estudo no meu mestrado, e fiz uma inscrição do projeto no programa Centelha. O reconhecimento da nossa proposta traz ainda mais motivação ao trabalho que realizamos”.

O projeto Maternar Lactantes Presas ressalta a importância do aleitamento, afeto e cuidados materno, especialmente na Primeira Infância, ainda que em um ambiente como uma unidade prisional. O projeto apresenta uma solução a esse desafio: a capacitação e consultoria aos sistemas prisionais femininos para oferta de ajustes que proporcionem condições ideais às internas lactantes para a maternidade plena.

Essa ação já é desenvolvida no CPFC, que conta com enxoval, berçário e quartos humanizados, brinquedoteca, banheiros e outros equipamentos que criam um ambiente salubre e lúdico, propício para o desenvolvimento das crianças. Enquanto estão no berçário materno-infantil, as internas mamães recebem um acompanhamento psicológico que fomenta o envolvimento ativo e afetivo com seus bebês.

A diretora da unidade, Graciele Sonegheti Fraga, que é psicóloga, ressalta que desde a implantação dessa metodologia na unidade, tem percebido uma melhora na relação maternal, dando as condições necessárias para o desenvolvimento nessa fase.

Programa Centelha

A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operada pela Fundação CERTI e, no Espírito Santo, é executada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Sandra Dalton / Karla Danielle Secatto

Assessoria de Comunicação da Fapes