09/05/2019 10h21 - Atualizado em 09/05/2019 10h43

Projeto promove o acesso à literatura dentro de presídio

Na Penitenciária Regional de São Mateus, os livros estão fazendo parte da rotina de alguns internos. O projeto “Remição pela Leitura” oferece acesso à literatura a um grupo de reeducandos que, após a conclusão da obra, redigem uma resenha e compartilham sua análise e interpretação com os demais participantes.

No último mês, “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo e “Vidas Secas: A esperança que não seca”, de Graciliano Ramos, foram as obras trabalhadas junto aos internos.

A pedagoga da unidade, Rozilene Ferrugini, explica que a escolha considerou se tratar de clássicos da literatura brasileira com um grau de aprofundamento e complexidade, que permite a identificação e reflexão considerando que abordam realidades dos grandes desafios a serem superados.

“O projeto tem como propósito a remição da pena do interno, porém seu maior objetivo é mostrar as oportunidades através do universo da leitura. Através dos livros, eles se tornam capazes de realizar novas ‘leituras’ de mundo e realidade”, ressaltou a pedagoga.

Além da elaboração das resenhas, os reeducandos também construíram um mural no qual indicavam a contribuição daquela obra para na sua vida. Para uma das internas, “[a obra] ‘O Cortiço’ nos faz lembrar de que tudo em nossa vida pode mudar com respeito e conhecimento”. Outro interno destacou que o conhecimento sobre as condições precárias de vida retratadas por Ramos lhe fez refletir sobre a vida atual.

A Faculdade Multivix de São Mateus é parceira da unidade na execução do projeto. Para participar, os reeducandos devem ter concluído o Ensino Médio e apresentar histórico de bom comportamento na unidade prisional. Além de incentivar a leitura e o desenvolvimento da escrita, a ação permite reduzir quatro dias da pena a cada livro lido durante os trabalhos, que tem duração de 30 dias.

Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664