19/08/2016 16h22 - Atualizado em 19/08/2016 16h29

Quadro pintado por detento é destaque de mostra em Vitória

Foto: Assessoria de Imprensa / Morar Mais Vitória
Arquiteto Renzo Cerqueira na Sala Bar, do Morar Mais Vitória

O trabalho de um interno do sistema prisional ganhou espaço em um dos ambientes da mostra de decoração Morar Mais Vitória, que está aberta à visitação até 18 de setembro, em Jardim Camburi, na capital. O quadro pintado pelo detento Vinícius de Menezes Lima é um dos destaques da Sala Bar, projetada pelo arquiteto Renzo Cerqueira.

A obra foi inspirada em uma tela do pintor holandês Vincent Van Gogh, intitulada “Os Comedores de Batata”. O artista é um dos preferidos do interno, que também admira o trabalho de pintores como Claude Monet, Jackson Pollock e Caravaggio.

A tela retrata homens jogando cartas em uma espécie de taberna e recebeu o nome “Os Jogadores de Pôquer”. Em sintonia com os princípios do Morar Mais de customização e sustentabilidade, a estrutura do quadro foi feita pelo próprio detento com madeira reaproveitada.

O arquiteto Renzo Cerqueira explicou que queria incluir no ambiente algum elemento de inclusão social e foi assim que chegou até o interno do sistema prisional.

“Soube do Vinícius por meio de conhecidos e fui até a unidade para conversar e conhecer o trabalho que ele desenvolve. Gostei do que vi, fiz a proposta e ele me pediu imagens de referência e um tempo para estudar e pintar o quadro, com base no conceito do ambiente para a mostra”, contou.  

Foram 30 dias entre estudo e finalização da tela. “Gostei muito do resultado, que combinou com o clima aconchegante que eu quis levar para a sala, que combina estar, jantar, bar e hall de entrada”, disse Renzo Cerqueira.   

Vinícius Lima e o quadro "Os Jogadores de Pôquer"Vinícius Lima e o quadro "Os Jogadores de Pôquer" Em 2015, Vinícius conquistou o primeiro lugar no segundo concurso de pintura do projeto “Mãos que Falam”, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

Além da mostra Morar Mais Vitória, o interno já teve quadros expostos em outros espaços como shoppings e Assembleia Legislativa em exposições relacionadas ao projeto “Mãos que Falam”.

Também fez um retrato do presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, entregue no lançamento do projeto Cidadania nos Presídios em fevereiro deste ano.


Serviço:

Morar Mais Vitória

Local: Av. Dante Micheline, 4584, Jardim Camburi, Vitória

Visitação: Das terças às sextas, das 15h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 13h às 21h.

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br / imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664      

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard