06/11/2017 10h55

Sejus e Ufes assinam termo de parceria para execução de ações de reintegração social no sistema prisional

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) assinarão, nesta terça-feira (07), um termo de cooperação técnica para o desenvolvimento de ações na área de reintegração social.

O público-alvo da parceria que será firmada são detentos do sistema prisional e seus familiares, egressos, servidores do sistema penitenciário, alunos e professores da Ufes e a sociedade em geral.  

A assinatura do termo de cooperação técnica prevê a realização de cursos e palestras nas unidades prisionais e no Escritório Social, prestação de serviços, oferta de cursos de graduação para detentos do regime semiaberto, capacitações para a atuação de professores e alunos nos presídios e realização de pesquisas acadêmicas relacionadas à privação de liberdade.

A elaboração de projetos de geração de renda com foco na economia solidária e de projetos de capacitação e reciclagem profissional para detentos e egressos do sistema prisional também será contemplada na parceria.

As ações fazem parte da execução do projeto Universidade no Cárcere, assinado em agosto de 2016, pelas instituições parceiras.

A gerente de Educação e Trabalho da Sejus, Regiane Kieper do Nascimento, destaca que a parceria com a Universidade contribuirá para a ampliação das atividades oferecidas aos detentos e egressos em busca da efetiva reintegração deles à sociedade.

“A Ufes já possui convênio com a Sejus para a contratação de detentos do sistema prisional, que trabalham no campus da Universidade. Atualmente, 27 internos do regime semiaberto são contratados pela Universidade. Com essa nova parceria, vamos ampliar as ações, que vão permitir a participação de detentos, egressos e familiares em projetos de extensão e pesquisa e também para a realização de estágios e residências dos estudantes dentro do sistema prisional”.

 

Serviço:

Assinatura do termo de parceria

Data: 07 de novembro

Local: Gabinete do reitor da Ufes (Av. Fernando Ferrari, nº 514, Goiabeiras, Vitória)

Horário: 14h30.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.brimprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732

 

  

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard