05/06/2018 16h30

Sejus inicia cadastro biométrico de internos do sistema prisional capixaba

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Diretoria de Assistência Jurídica Penal (Dirajusp) e da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), iniciou, nesta segunda-feira (04), o cadastro biométrico dos internos do sistema prisional capixaba. 

Os dados coletados serão integrados ao Infopen-ES, sistema de gerenciamento da população carcerária desenvolvido pela Sejus. O objetivo do cadastro biométrico é aprimorar o controle de dados e garantir maior precisão na identificação de presos de todo sistema prisional do estado. 

Os internos do Centro de Triagem de Viana (CTV) foram os primeiros a terem as digitais cadastradas. A meta é cadastrar toda a população carcerária do Espírito Santo em até 90 dias.

As digitais estão sendo cadastradas por servidores dos setores administrativos das unidades, que estão sendo capacitados pela Diretoria de Assistência Jurídica Penal (Dirajusp) e pela Gerência de Tecnologia da Informação (GTI).

 Sistema Infopen-ES 

Em funcionamento desde setembro de 2011, o Infopen-ES é um sistema criado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) para controle da população carcerária do Estado, incluindo presos condenados e provisórios. 

O Infopen-ES reúne os andamentos processuais extraídos do site do Tribunal de Justiça, do Sistema de Mandados de Prisão Polinter, do Banco Nacional de Mandados de Prisão, do Sistema de Execuções Penais (SIEP) e de prontuários das unidades prisionais, além das informações sobre localização prisional dos custodiados nas unidades prisionais administradas pela Sejus. 

Com essa integração entre todos os sistemas, o Infopen-ES é uma ferramenta de controle jurídico da população carcerária, possibilitando aos usuários a realização de consultas rápidas sobre a situação carcerária de determinado custodiado. 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.brimprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 
Texto: Paula Romanha

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard