07/03/2018 13h28

Seminário discute a participação da comunidade no processo de reintegração social de pessoas presas

A participação da comunidade na reintegração social de detentos e o método Apac serão discutidos nestas quarta (7) e quinta-feira (8) em uma audiência pública e em um seminário que serão realizados no Teatro Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado.

As Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs) seguem um modelo de gestão compartilhada entre o Estado e a Associação, que é formada por representantes da sociedade civil. Essas unidades prisionais, complementares ao sistema carcerário comum, têm apresentado resultados eficientes na recuperação de detentos e na redução da reincidência criminal.

As Apacs têm como base elementos como a participação da comunidade, sobretudo pelo voluntariado, a solidariedade entre os recuperandos, e o trabalho como possibilidade terapêutica e profissionalizante.

O evento, que discutirá o método Apac e sua implantação em Cachoeiro, é promovido pela Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI Brasil), pela Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), pelo Instituto Minas pela Paz, pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados Feminina de Cachoeiro de Itapemirim e pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

Nesta quarta-feira (7), às 18 horas, será realizada uma audiência pública com a participação da população e representantes dos poderes executivo, legislativo, judiciário e entidades religiosas. 

Já na quinta-feira (8), das 9 às 17 horas, ocorrerá o seminário com palestras e debates sobre o método Apac. Serão abordados temas como o histórico das Associações, a função da pena e os elementos fundamentais para a implantação de uma Apac. 

Entre os palestrantes do seminário estão o juiz da 1º Vara de Execuções Penais de Caratinga (MG), Consuelo Silveira Neto, a analista de projetos da AVSI Brasil, Mônica de Cássia Costa e Silva, e o educador social e ex-recuperando Wellington Silva, da FBAC.

O credenciamento para participar do evento será feito no Teatro Rubem Braga, a partir das 9 horas.

Serviço:

Audiência Pública e Seminário sobre o método APAC

Quando: Audiência pública, quarta-feira (7), às 18h; Seminário; quinta-feira (8); das 9h às 17h

Local: Teatro Rubem Braga, Cachoeiro de Itapemirim (Avenida Beira-Rio, 237, bairro Guandú). 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br / imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard