29/11/2017 11h29 - Atualizado em 29/11/2017 11h31

Servidores da Sejus concluem Curso de Direitos Humanos e Sistema Prisional

Vinte e três servidores da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) concluíram, nesta segunda-feira (27), as aulas do curso de Direitos Humanos e Sistema Prisional. A formação teve carga horária de 180 horas, divididas em encontros semanais de oito horas, e foi oferecida pela Sejus, por meio do Programa de Humanização na Gestão Penitenciária, com apoio da Escola Penitenciária do Espírito Santo (Epen).

A grade do curso contou com temas como Direitos Humanos, Lei de Execução Penal, Criminologia, Políticas Públicas, Mediação de Conflitos e Família, Diversidade e Espiritualidade. As aulas foram ministradas por docentes voluntários e tiveram apoio do Ministério Público e da Defensoria Pública.

O encerramento do curso contou com a participação do secretário de Estado da Justiça, Walace Tarcísio Pontes, da coordenadora do Programa de Humanização na Gestão Penitenciária, Maria Jovelina Debona, e do diretor da Epen, Rodrigo Bernardo Ribeiro Pinto.

A coordenadora do Programa de Humanização destaca que o curso foi muito importante para o aperfeiçoamento dos servidores.

“Eles tiveram oportunidade de atualizar e ampliar conhecimentos sobre a legislação penal e sobre outros temas. Ao final do curso, foi perceptível o entusiasmo dos formandos em relação aos conhecimentos adquiridos e muitos, inclusive, pretendem dar continuidade aos estudos. Os servidores também demonstraram interesse em integrar o Programa de Humanização e em desenvolverem projetos nas unidades em que atuam a partir do conteúdo do curso”.

O diretor da Epen, Rodrigo Bernardo Ribeiro Pinto, acrescentou que essa capacitação vem para se somar às iniciativas relacionadas à humanização do sistema penitenciário realizadas pela Sejus.

“Esse é apenas um dos passos rumo a novas qualificações acadêmicas e esperamos que os servidores que concluíram o curso possam produzir trabalhos na área de Direitos Humanos, de forma a contribuir para que o sistema prisional do Estado possa avançar cada vez mais”.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard