09/10/2020 16h23 - Atualizado em 09/10/2020 16h25

Servidores da Sejus participam de campeonato de futebol com agências de Segurança do Estado

Inspetores penitenciários da Secretaria da Justiça (Sejus) participam dos jogos da Liga da Segurança Pública de Futebol (LSP), que reúne atletas servidores de várias instituições do Estado, como Policia Civil, Policia Militar, Bombeiro Militar, Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), além das Guardas Municipais.

Diante da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), os jogos da Liga da Segurança Pública acontecem sem plateia. A estreia foi realizada no último sábado (03), no Campo do Caxias, em Vitória, com a participação dos times da Sejus, sendo eles: CDPV2, que reúne servidores do Centro de Detenção Provisória de Viana 2; Polícia Penal, composto por atletas das Penitenciárias de Segurança Máxima 1 e 2; Selejus, com servidores das Casa de Custódia de Vila Velha, Penitenciária Regional de São Mateus, Centro de Detenção Provisória de Aracruz e Unidade de Custódia e Tratamento Psiquiatrico (HCTP), além do União, com servidores do Centro de Detenção Provisória da Serra e Penitenciária de Segurança Máxima  2.

A segunda rodada da competição acontece neste sábado (10), quando o CDPV2 enfrentará o 7º Batalhão da PM, pelo grupo A, no campo do Granito, em Cariacica. Já pelo grupo B, o União disputa a bola com o 5º Batalhão PM no campo do Brasil, na Serra. Selejus x Papamike se encontram no campo do Olaria de Bubu, em Cariacica pelo grupo C. Já o time Polícia Penal enfrenta a 13ª Cia Independente, no campo do Novo México, em Vila Velha.

O atacante da Selejus, Eduard Frederick Will Bohme, é vice-artilheiro do campeonato da LSP, com dois gols. “Participar do campeonato traz muitos benefícios para todos os jogadores. O objetivo principal é a manutenção da saúde e a qualidade de vida. Além disso, os jogos da liga proporcionam interação com outras agências de segurança pública. Nossa equipe treina e joga há três anos e esse entrosamento faz com que a gente consiga competir com os demais times do grupo em alto nível”, diz Bohme.

Diego Gaudio, servidor da Unidade de Custódia e Tratamento Psiquiatrico (HCTP), é presidente da Liga da Segurança Pública Capixaba e reforça que o esporte na rotina do servidor público busca, essencialmente, a qualidade de vida, que é de extrema importância para a manutenção da autoestima e o sentimento de pertencimento. “O futebol é nossa grande paixão, um sonho de criança que nunca morre, nos traz grandes benefícios, principalmente para a manutenção da saúde física e psicológica, o que evita afastamentos por problemas relacionados a doenças do corpo e da mente”, afirma Gaudio.

A Liga, segundo Gaudio, busca também firmar compromissos com as causas filantrópicas. No campeonato do ano passado, a organização dos jogos arrecadou mais de 200 quilos de alimentos não perecíveis, que foram destinados às famílias afetadas pelas fortes chuvas no município de Iconha.

Os próximos jogos da Liga da Segurança Pública de Futebol (LSP) estão programados para os dias 17, 24 e 31 de outubro.

Placar da 1ª rodada:

Grupo A