12/03/2019 12h58

Unidade Prisional de Cachoeiro recebe dia de conscientização para o Mês da Mulher

Nesta segunda-feira (11) aconteceu a primeira roda de conversa da programação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) para o Mês da Mulher. O encontro, coordenado pela subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Juliane Barroso, e pela gerente da subsecretaria, Alcenir Rocha, aconteceu com 70 internas na Unidade Prisional de Cachoeiro.

Na oportunidade, foi reforçado o contexto histórico do 08 de março, além de promovidas atividades culturais como leitura de poesias e música, que contaram com a participação das internas.

“Neste mês em que comemoramos o Dia da Mulher, queremos atingir o maior número de mulheres possível, e promover conscientização também através da arte e da cultura. Às vezes, uma música ou uma poesia pode nos tocar e promover uma reflexão sobre as nossas conquistas e desafios enquanto mulheres. Espero que este seja o primeiro de muitos encontros com vocês”, ressaltou Juliane. As internas puderam conhecer histórias de mulheres que têm representatividade na luta feminina por seus direitos, como Frida Khalo, Tarsila do Amaral, Carolina de Jesus e Conceição Evaristo.

A interna B. E., de 24 anos, falou da importância de eventos como este. “Sempre aprendemos alguma coisa. Por exemplo, muitas mulheres presas já foram agredidas por seus companheiros, e falo por experiência própria. Então, conscientizar é muito bom porque temos que nos dar valor, temos que nos amar em primeiro lugar”, destacou.

A diretora da Unidade Prisional, Leda Ayres, agradeceu à Secretaria pela iniciativa. “Agradeço pela manhã maravilhosa que proporcionaram. É muito importante mostrar para essas mulheres, por meio da conscientização e de eventos como este que elas são capazes e que a vida lá fora pode recomeçar”, enfatizou.

Já Sebastião Nogueira da Gama, inspetor penitenciário da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), também destaca a importância do evento. “É quando elas se sentem valorizadas como pessoas, como mulheres. Esta vivência mexe com a estrutura emocional, com o caráter e aumenta a autoestima delas, o que torna essencial este tipo de homenagem”, ressaltou.

Mais eventos

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, destacou o principal objetivo da agenda de encontros como o que aconteceu na unidade prisional. “Queremos levar informação para que as pessoas, em especial as mulheres, saiam das rodas de conversa mais estimuladas e conscientes dos seus direitos”, ressaltou.

As próximas rodas de conversa acontecerão na Unidade Prisional Feminina de Colatina no dia 13, e na Unidade Prisional Bubu, em Cariacica, no dia 27.

Já no dia 25, a secretaria promove um evento voltado para as pessoas LGBT no município da Serra, em parceria com o Fórum LGBT Serra. O evento também vai contar com um tour cultural pelos monumentos históricos da cidade.

Nos dias 27 e 28, o encontro será com as servidoras do Estado no auditório do Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase) e no Iases, respectivamente, ambos localizados no Centro de Vitória. Os adolescentes socioeducandos do Iases também participarão de uma roda de conversa no dia 28, no próprio Instituto.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos – Sedh