COVID-19
Covid-19 no sistema prisional:
Internos:
1684 curados
9 óbitos
01 ativos
Ações no sistema prisional capixaba:
A Secretaria da Justiça elaborou um protocolo contra o coronavírus que é seguido por todas as unidades prisionais do Estado e validado pela Secretaria da Saúde.
O protocolo estabelece as diretrizes de cuidado com a saúde e higiene dentro das instalações.
Dentre as medidas estão a aplicação de um questionário nas unidades prisionais sobre sintomas respiratórios, febre, contato com casos confirmados ou suspeitos de infecção pelo coronavírus, e prevê o adiamento e reagendamento da visita/atendimento.
Para diminuir o fluxo de pessoas nas unidades prisionais e evitar chances de contágio do novo Coronavírus nos presídios, a Secretaria da Justiça (Sejus) passou a fazer o credenciamento de familiares por meio do aplicativo TELEGRAM. A medida vale apenas para novos cadastros de visitante e também para atualização dos dados. Técnicos que operam no atendimento ficarão responsáveis pela conferência dos dados, bem como pelo credenciamento, realizado por meio de formulário. Será necessário o envio de foto e documentos digitalizados. A documentação original requisitada no cadastro deverá ser apresentada à unidade prisional ou na Central de Cadastro de Visitante em data pré-agendada para futura marcação da visita.
Clique aqui para acessar o formulário e lista de documentos necessários: Download
O corpo técnico terá o prazo de 30 dias para conferência da documentação enviada. Os novos cadastros podem ser realizados por meio do envio de mensagens para (27) 99257-4718 no aplicativo TELEGRAM.
Os profissionais da área da saúde que atuam no sistema prisional já receberam as orientações necessárias sobre o vírus por meio de capacitações e atuam como multiplicadores do assunto para os demais servidores que atuam diretamente nos presídios. As medidas seguem as orientações da Secretaria da Saúde, estabelecidas no Plano Estadual de Prevenção e Controle do Covid-19.
O protocolo está disponível no box abaixo.
Orientação para equipe que atua no sistema penitenciário capixaba:
A higiene do ambiente de trabalho, que já é feita de forma constante e regular, deve ser mantida e observada nesse período.
A recomendação é pela limpeza com maior periodicidade de áreas compartilhadas, com a higienização de mesas, mouses e teclados compartilhados.
É orientado que não sejam compartilhados objetos de uso pessoal, tais como copos, talheres, entre outros.
Os servidores e prestadores de serviços deverão realizar a higiene adequada das mãos, respeitando os cinco momentos de higienização:
1 – Antes de contato com a pessoa;
2 – Antes da realização de procedimento;
3 – Após risco de exposição a fluidos biológicos (tais como sangue, saliva);
4 – Após contato com a pessoa;
5 – Após contato com áreas próximas à pessoa, mesmo que não tenha tocado a pessoa, cuidando direta ou indiretamente da pessoa.
O (a) preso (a) com suspeita de infecção pelo coronavírus deverá ser encaminhado a local específico para avaliação clínica. Todos os profissionais que estiverem envolvidos na escolta deverão utilizar máscara cirúrgica e luvas durante todo o deslocamento.
A Sejus orienta que seja feita a limpeza e desinfecção das superfícies internas do veículo após a realização do transporte. A desinfecção pode ser feita com álcool 70% ou hipoclorito de sódio ou outro desinfetante indicado para este fim, seguindo o procedimento operacional padrão definido para a atividade de limpeza e desinfecção do veículo e seus equipamentos.
Como se transmite o novo coronavírus:
-
O contágio pode ocorrer pelo ar ou por contato com a secreção da pessoa contaminada, como gotículas de saliva, espirro, tosse e catarro;
-
No toque ou aperto de mão;
- No contato com objetos ou superfícies contaminadas.
Quais os principais sintomas:
- Tosse;
- Febre;
- Dificuldade para respirar.
Em casos mais graves, pode levar a pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos, e eventual morte.
O Ministério da Saúde sempre recomenda ações preventivas diárias para ajudar a prevenir a propagação de vírus respiratórios, incluindo:
• Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
• Evitar contato próximo com pessoas doentes;
• Ficar em casa quando estiver doente;
• Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
• Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência. Esses são hábitos diários que podem ajudar a impedir a propagação de vários vírus, inclusive o novo coronavírus.
-
Conteúdo Atualização Formato Tamanho NOTA TÉCNICA SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS 18/03/2020 pdf 199 kB Baixar PLANO_DE_CONTINGENCIA_COVID_-_SEJUS 11/12/2020 pdf 304 kB Baixar -
Conteúdo Atualização Formato Tamanho Nota Técnica de Orientações quanto ao coronavírus - Serviço Social e Psicologia do Sistema Prisional Padronizar ações de atuação para os técnicos de Serviço Social e Psicologia que atuam no Sistema Prisional conforme pandemia de COVID-19.19/03/2020 pdf 223 kB Baixar COMUNICADO SUSPENSÃO DO TRABALHO DOS PRESOS 31/03/2020 pdf 322 kB Baixar NOTA TÉCNICA COVID.19 N. 32.20 Ações para a detecção precoce de pessoas caracterizadas como casos suspeitos de infecção 07/07/2020 pdf 181 kB Baixar Nota Técnica - Educação Orientações de enfrentamento do COVID no ambiente Educacional do sistema prisional28/12/2020 pdf 226 kB Baixar -
Conteúdo Atualização Formato Tamanho NOTA TÉCNICA DE ORIENTAÇÕES PARA O CREDENCIAMENTO DE VISITA 24/03/2020 pdf 159 kB Baixar Formulário para cadastro do familiar 24/03/2020 docx 21 kB Baixar -