22/07/2016 17h25

Corregedores do ES participam de encontro

Nesta sexta-feira (22) os corregedores do Governo do Estado participaram do 1º Encontro da categoria para discutir medidas para uniformizar e agilizar os procedimentos adotados por esses órgãos. A reunião foi realizada no Edifício das Repartições Públicas, no Centro de Vitória. 

Participaram do evento, que foi recepcionado pela Corregedoria da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), o corregedor-geral do Estado, Fabiano Contarato, o secretário de Estado de Direitos Humanos, Júlio Pompeu, além dos corregedores das secretarias de Saúde e da Educação, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES ), da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). Outros servidores desses órgãos também acompanharam as atividades do evento. 

A abertura do encontro foi feita pelo secretário de Estado da Justiça, Walace Tarcísio Pontes, que destacou o valor da iniciativa. “É muito importante que todas as corregedorias se reúnam para debater problemas comuns e discutir medidas para superar os desafios de atender ao grande volume de procedimentos que recebem. Dessa forma, será possível encontrar meios para racionalizar os atos desses órgãos e otimizar o prazo de apuração e conclusão dos procedimentos instaurados”.

Após a abertura, foram feitas apresentações por representantes de cada órgão participante. O corregedor da Sejus, Emerson Gonçalves da Rocha, abriu a programação com uma apresentação sobre o trabalho realizado pela secretaria. Em sua fala, ele ressaltou que as corregedorias precisam ser proativas e atuar preventivamente para serem eficientes. Também apresentou um breve histórico do órgão, números sobre procedimentos e casos de destaque solucionados pela corregedoria.

Já o corregedor-geral do Estado abordou a importância da atuação das corregedorias para o combate à corrupção, à tortura e a casos como acúmulos de cargo, transgressões administrativas e desvios de conduta de servidores. “O combate à corrupção perpassa por uma corregedoria forte”, afirmou Contarato.

Durante o encontro, também fizeram apresentações os corregedores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), José Augusto Sava, da Secretaria de Estado de Educação (Sedu), Tarcísio Batista Bobbio, do Detran|ES, José Ricardo Soares da Silva, e do Iases, Tiago Silva Torres.

Também fizeram apresentações a corregedora da Polícia Civil, Fabiana Maioral, da Polícia Militar, coronel Aldalea Antunes Beltrame, e o corregedor-adjunto do Corpo de Bombeiros Militar, tenente-coronel Scharlyston Martins de Paiva.

Após as apresentações de cada órgão, os corregedores e demais servidores presentes debateram temas como critérios de elaboração e publicação das Portarias nos Processos Administrativos e Processos Administrativos Disciplinares (PADs), a Recomendação nº 21, da Corregedoria Nacional de Justiça, referente à conciliação para solução de infração administrativa no âmbito administrativo de baixo grau de lesividade, além de prazo para conclusão de PADs e sindicâncias administrativas, entre outros assuntos.

Ao final do debate e das apresentações das sugestões de cada corregedoria foi elaborada uma Carta de Sugestões sobre os temas debatidos no encontro para que sejam adotadas pelas corregedorias.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br / imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664    

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard