26/08/2016 17h46

Estudantes de Direito da Ufes visitam Escritório Social

Nesta sexta-feira (26), quarenta e cinco estudantes que cursam o 8º período de Direito na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) visitaram o Escritório Social, espaço voltado para o atendimento de egressos e seus familiares em diversas áreas, no Centro de Vitória.

A visita foi conduzida pela juíza coordenadora das Varas Criminais e de Execução Penal e do projeto Cidadania nos Presídios no Espírito Santo, Gisele Souza de Oliveira.

Inicialmente, os alunos assistiram a uma apresentação sobre o funcionamento do Escritório Social, feita pelo subgerente de Atenção ao Egresso e Família e Alternativas Penais, Josélio Chaves Tiradentes, e pela gerente de Reintegração Social e Cidadania da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Maria Jovelina Debona.  

Após esse momento, os universitários participaram de um bate-papo com dez egressos que estão sendo atendidos pelo Escritório Social. Eles falaram aos estudantes sobre a experiência que estão tendo no local, além das dificuldades que enfrentam para a reintegração social e como a equipe do Escritório está contribuindo para o processo de retorno à sociedade. 

“Essa visita contribui para a formação de uma nova geração de estudantes de Direito e permite que eles enxerguem a importância do trabalho de reintegração social dos egressos à sociedade. Foi uma troca de experiências muito positiva e a expectativa é que possamos promover mais encontros como esse”, explicou a juíza Gisele Souza de Oliveira.

A gerente de Reintegração Social e Cidadania da Sejus ressaltou que essa aproximação dos estudantes com a equipe que atua no Escritório Social proporciona a eles uma visão mais ampla da futura profissão. “A visita também abre possibilidades para futuras oportunidades de estágio e realização de pesquisas na área de reintegração social”, ressaltou Maria Jovelina Debona. 

O estudante João Pedro Sarmento Dias Turíbio contou que a experiência foi muito positiva. “Pudemos conferir de perto uma realidade que conhecíamos apenas por livros e aprendemos sobre questões ligadas ao cárcere. A conversa com os egressos foi muito boa, eles falaram sobre as dificuldades deles e elogiaram a assistência que vêm recebendo no Escritório Social. É bom saber que o Estado tem investido em iniciativas para a recuperação dos ex-detentos”.

Escritório Social

O Espírito Santo foi o primeiro estado do país a implantar o Escritório Social, um dos eixos do Projeto Cidadania nos Presídios, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No local, uma equipe multidisciplinar atende ex-detentos e familiares, oferecendo assistência em diversas áreas como orientação vocacional, encaminhamento para serviços de assistência à saúde, psicossocial, qualificação, capacitação e encaminhamento profissional e educacional.

O Escritório Social é supervisionado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Governo do Estado. Dele também participam, sob a orientação estratégica elaborada pelo Tribunal de Justiça (TJES), a gestão estratégica da Secretaria de Estado do Governo (SEG) e a execução da Secretaria de Justiça (Sejus).

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br / imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard