09/03/2019 10h02 - Atualizado em 11/03/2019 09h03

Internas do Sistema Penitenciário participam de ações no Dia Internacional da Mulher

O Governo do Estado preparou uma programação ampla para o mês em que se comemora o Dia da Mulher. Nesta sexta-feira, 08 de março, Dia Internacional da Mulher, diversas unidades prisionais realizaram atividades que trabalham a autoestima, a reflexão e consciência de gênero com as mulheres apenadas.

As equipes de saúde das unidades prisionais femininas desenvolveram uma programação especial para o mês. Além das ações rotineiras de cuidado com a saúde, com a aferição de pressão arterial e de glicose, orientações sobre saúde bucal entre outros, neste período serão desenvolvidas ações educativas, atividades físicas e de cuidados pessoais buscando a promoção da saúde e da autoestima das custodiadas.

Nas ações educativas são tratados assuntos de saúde específicos da condição do gênero, como: a gestação, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e cuidados e prevenção no autocuidado/autoexame das mamas.

Além disso, considerando que a prevalência de depressão é maior no público feminino, conforme estudos científicos, as equipes propuseram o desenvolvimento de atividade física e de cuidados pessoais buscando fomentar e agregar os cuidados ao programa de saúde mental.

Ações nas unidades prisionais

Na Unidade de Custódia e Tratamento Penitenciário (UCTP), as técnicas do tratamento penal realizaram oficinas com um grupo de internas para confeccionar painéis e lembrancinhas. Nesta sexta-feira, foi oferecido um café da tarde para as internas com dinâmicas terapêuticas, musicalização e leitura trabalhando a autoestima e valorização da mulher.

Cerca de 40 internas do Centro Prisional Feminino de Cachoeiro de Itapemirim (CPFCI), acompanhadas da assistente social e da psicóloga da unidade, assistiram a um documentário que explicou o surgimento da data comemorativa e ao filme “Joy: O Nome do Sucesso” e ainda dialogaram sobre fragilidades, reconhecimentos, mudanças e o papel da mulher na sociedade.

Uma programação extensa de cuidados foi ofertada a internas e servidoras da Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM). Em parceria com o Instituto de Beleza Cachos & Cia, as mulheres puderam passar por tratamento de cabelo, designer de sobrancelhas e maquiagem.

Programação Mês da Mulher

Dentre a programação do Governo do Estado para o mês da mulher estão previstas palestras, rodas de conversa em unidades prisionais femininas, atuação da unidade móvel em regiões rurais do Estado, painéis expositivos e atividades culturais.

A primeira roda de conversa acontece na Unidade Prisional Feminina de Cachoeiro de Itapemirim, no dia 11. Os próximos encontros acontecerão na Unidade Prisional Feminina de Colatina, no dia 13 e na Unidade Prisional Bubu, em Cariacica, no dia 27.

As ações serão realizadas pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) em parceria com a Vice-Governadoria, Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Secretaria de Justiça (Sejus), Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher do Estado do Espírito Santo (Cedimes), prefeituras municipais e organizações da sociedade civil.

Informações à imprensa:
Sandra Dalton