05/12/2018 17h40

Internos da unidade de Vila Velha participam de visita técnica à ArcelorMittal Tubarão

Detentos da Penitenciária Semiaberta de Vila Velha (PSVV) realizaram, nessa terça-feira (04), uma visita institucional à empresa ArcelorMittal Tubarão, na Serra.

A iniciativa faz parte da Oficina de Orientação ao Mercado de Trabalho, que teve início na unidade prisional na última sexta-feira (30). O projeto, que conta com carga horária de 20 horas, é o promovido em parceria pelas secretarias de Estado da Justiça (Sejus) e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

Segundo a gerente de Educação e Trabalho da Sejus, Regiane Kieper do Nascimento, os alunos selecionados participaram da visita à ArcelorMittal Tubarão com o objetivo de conhecer os processos produtivos da empresa, que é referência no mercado e que dá apoio à Sejus na realização de ações de reintegração social dos internos do sistema prisional.

“O objetivo da visita técnica é agregar valores ao processo de ensino e aprendizagem da oficina e aproximar esses apenados que, pela primeira vez, entraram numa empresa com esse porte, do mercado de trabalho”, destacou Regiane Kieper.

A Oficina

A oficina, composta por 30 alunos, visa aperfeiçoar e fazer estudos sobre as mudanças que o mercado propõe no cotidiano, bem como preparar os alunos para que possam desenvolver estratégias de ingresso ao mercado de trabalho, dando, inclusive, suporte para que se tornem empreendedores. Postura profissional, ética e questões ligadas ao respeito e à hierarquia são assuntos primários da oficina.

Estudar reduz a pena

Todos os internos matriculados nos cursos têm direito ao benefício da remição da pena. A Lei nº 12.433/11, sancionada em junho, alterou a Lei de Execução Penal para permitir a redução da pena dos presos que estudam. O benefício da remição autoriza a redução de um dia da pena a cada 12 horas de estudo, distribuídas em três dias.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br 
Leidy Mendonça
imprensa@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard