23/11/2015 10h57 - Atualizado em
08/03/2016 16h51
Artesanato produzido por detentos será exposto na Feira ArteSanto
Pelo terceiro ano consecutivo, peças produzidas por detentos do sistema prisional capixaba serão expostas na Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo (ArteSanto). O evento será realizado de 24 a 29 de novembro, na Praça do Papa, em Vitória, e tem entrada gratuita.
Quem visitar a feira poderá conhecer o trabalho artesanal feito pelos participantes de dois projetos: "Reabilitarte", desenvolvido na Penitenciária Estadual de Vila Velha II (PEVV II), e "Atelier da Cidadania", na Penitenciária Estadual de Vila Velha V (PEVV V).
Cerca de 150 artigos produzidos pelos detentos como tapetes, bolsas, toalhas de mesa, peças decorativas e enfeites natalinos poderão ser vistos em dois estandes: "Arte dos detentos – Projeto Reabilitarte" e "Atelier da Cidadania".
Em setembro deste ano, em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo (Aderes) e a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), 18 internos que fazem parte dos projetos "Reabilitarte" e "Atelier da Cidadania" receberam a Carteira do Artesanato Brasileiro. Um dos benefícios que esse documento traz é permitir a participação em feiras como a ArteSanto.
Realizada pelo Convention & Visitors Bureau, em parceria com a Aderes e o Sebrae, e com apoio institucional da Federação dos Artesãos do Espírito Santo (Feartes) e do Programa do Artesanato Brasileiro, a ArteSanto reunirá mais de 600 artesãos e terá mais de três mil peças em exposição. No ano passado, mais de 45 mil visitantes passaram pelo evento.
Reabilitarte e Atelier da Cidadania
Desenvolvido na Penitenciária Estadual de Vila Velha II (PEVV II), o projeto Reabilitarte conta atualmente com a participação de 26 internos. O público atendido é formado por detentos acima de 50 anos ou que possui algum problema de saúde. As atividades são voltadas para trabalhos em tricô e crochê. Dois internos atuam como instrutores dos demais.
Os detentos que participam da iniciativa não recebem remuneração, mas são beneficiados com a remição da pena. A cada três dias trabalhados, um é abatido da pena a ser cumprida. Além disso, os artigos produzidos por eles, como tapetes, bolsas, toalhas de mesa e redes de balanço, são repassados às famílias para serem vendidos e gerar renda.
O projeto Atelier da Cidadania é desenvolvido na Penitenciária Estadual de Vila Velha V (PEVV V) e envolve, hoje, dez internos. Realizado em parceria com o Instituto de Cidadania, trabalha o uso de materiais recicláveis na produção de artesanato. A partir de resíduos de sabonete, couro ecológico, potes de sorvete, feltro, garrafas PET e outros materiais, os internos fazem enfeites e peças decorativas.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br / imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664