Programa de Humanização

Criado em 2004, o Programa de Humanização na Gestão Penitenciária tem a missão de fomentar a política de humanização e de melhoria contínua nas unidades prisionais do Estado para que o modelo de gestão adotado promova a dignidade humana.

A melhoria do atendimento prisional é constantemente buscada pelo programa, que desenvolve aulas de formação para novos agentes penitenciários e oficinas de sensibilização com os servidores da ativa. Todas as ações seguem as orientações do manual 'Administração Penitenciária: uma abordagem de Direitos Humanos'.

Para reforçar essas ações, o Programa de Humanização na Gestão Penitenciária criou em 2013 o Prêmio Humaniza, por meio da portaria 1405-S, de 27 de setembro de 2013, para reconhecer servidores públicos estaduais que atuem diretamente no sistema penitenciário capixaba e que desenvolvam ações humanizadoras dentro do sistema.

Por meio do Prêmio Humaniza, a Secretaria de Justiça promove o desenvolvimento de uma cultura empreendedora e de inovação permanente no contexto do serviço prisional, valorizando o servidor e estimulando o seu compromisso com a ética, o profissionalismo e a qualidade dos serviços prestados à sociedade. Além disso, estimula a humanização, capaz de proporcionar condições dignas de trabalho para os servidores, bem como tratamento justo e respeitoso com os internos e seus familiares.

A entrega do prêmio é anual e os requisitos para o recebimento são: a qualidade das práticas humanizadoras, a efetividade dos resultados, a possibilidade de multiplicação da prática e o nível de melhoria na qualidade de vida dos servidores e dos internos a partir de sua execução, ou seja, o seu impacto positivo na gestão humanizada do sistema prisional.

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard