Subsecretários

Subsecretário de Estado de Ressocialização

Marcelo de Araújo Gouvea

sub.ressocializacao@sejus.es.gov.br

O subsecretário de Ressocialização, Marcelo de Araújo Gouvea, é graduado em Direito pela Universidade Metodista e pós-graduado em Políticas Públicas e Sociais pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). É inspetor penitenciário de carreira da Secretaria da Justiça -  concurso de 2006 - onde já exerceu o cargo de Diretor de unidades prisionais pelo período de 2008 a 2013 (Instituto de Reabilitação Social, Penitenciária Semiaberta de Vila Velha, Penitenciária Estadual de Vila Velha 2, Penitenciária Semiaberta de Cariacica).

Natural do Rio de Janeiro, possui Curso de Classificação de Presos no Sistema Penitenciário do Colorado, nos Estados Unidos. Assumiu a Subsecretaria de Ressocialização da Sejus em janeiro de 2023.

Subsecretário de Planejamento e Controle

Silvanio José de Souza Magno Filho

spcon@sejus.es.gov.br

O subsecretário Silvanio José de Souza Magno Filho, natural de Salvador, é graduado em Ciências Econômicas na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Analista do Executivo do Governo do Estado do Espírito Santo, desde 2010, Silvanio é pós-graduado em Gestão Pública e Contábil; Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria; graduando em Ciências de Dados.

Ao longo de sua carreira, o subsecretário atuou como secretário de Administração, como Secretário Executivo da Fazenda e de Administração, e como gerente de Captação de Recursos na Prefeitura Municipal de Vitória (PMV). Também já atuou na Gerência de Obras da Sesport e coordenou o Setor de Prestação de Contas de Convênios de Obras, além, de exercer o cargo de diretor Administrativo e Financeiro no Procon do Estado do Espírito Santo.

Na Sejus, foi Gerente de Saúde do Sistema Penal, onde também acumula experiência como pregoeiro e membro de comissão de Licitação e é subsecretário de Planejamento e Controle desde julho de 2020.

Subsecretário para Assuntos do Sistema Penal

Nelson Rodrigo Pereira Merçon

sasp@sejus.es.gov.br

O subsecretário Nelson Rodrigo Pereira Merçon é capixaba, natural de Vila Velha, graduado em história, pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e pedagogia, pela Universidade Paulista (Unip).
Policial Penal de carreira, está no quadro de servidores da Secretaria da Justiça (Sejus) desde 2007, onde já atuou como chefe de segurança na Penitenciária Regional de Barra de São Francisco (PRBSF), pelo período de 2008 a 2009, e na Penitenciária Regional de Linhares (PRL), de 2013 a 2015. Foi assistente de direção na Penitenciária Regional de Linhares (PRL), no período de 2015 a 2017, e diretor do Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL), de 2017 a 2023.

Assumiu a Subsecretaria para Assuntos do Sistema Penal em janeiro de 2024.

 

Subsecretário para Assuntos Administrativos

Celso dos Santos Junior

saa@sejus.es.gov.br

Celso dos Santos Junior é capixaba, natural de Vila Velha, formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e especialista em Finanças Públicas, Gestão Pública e Contábil. É MBA em Perícia Judicial Trabalhista.

Servidor de carreira do Estado desde 2010, iniciou sua experiência profissional na iniciativa privada em 1997, atuando em empresas de pequeno, médio e grande porte na Grande Vitória, em diferentes seguimentos de atividade.

No serviço público, atuou em áreas como Esportes, Lazer, Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social e Justiça, sempre na área administrativa, com análise de processos ou gestão.

Está como titular da Subsecretaria para Assuntos Administrativos da Sejus desde fevereiro de 2019.

Subsecretário de Estado de Inteligência Prisional

Guilherme Eugênio Rodrigues

adm.subip@sejus.es.gov.br

O subsecretário de Estado de Inteligência Prisional, Guilherme Eugênio Rodrigues, é bacharel em direito, pela Faculdade de Direito de Varginha (FADIVA), em Minas Gerais, e pós-graduado na área de inteligência e segurança pública, na Faculdade Unyleya.

Com trajetória profissional voltada para o serviço público, foi assessor judicial em Minas Gerais, de 2005 a 2007, e Delegado de Polícia no Estado de São Paulo, no período de 2007 a 2008.

A partir de 2008, passou a atuar como Delegado de Polícia no Estado do Espírito Santo, onde atuou em diversas unidades policiais na apuração da autoria de homicídios, tráfico de drogas, crimes contra o patrimônio, virtuais, fazendários e de trânsito, além da investigação de crimes contra a criança e o adolescente.

Também foi atuante na criação de normas estaduais que regem o programa de preservação de testemunha, programa que visa evitar que testemunhas e vítimas sejam identificadas pelos criminosos denunciados.

Em fevereiro de 2024 assumiu a Subsecretaria de Inteligência Prisional (Subip) da Secretaria da Justiça (Sejus).

Chefe de Gabinete

Maria Luiza Grillo

gabinete@sejus.es.gov.br

A chefe de gabinete Maria Luiza Grillo é capixaba, natural de Vargem Alta, graduada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Madre Gertrudes de São José” (USC), em Cachoeiro de Itapemirim e especialista em Gestão Pública pela Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro.

Ao longo de sua carreira profissional acumulou experiências como assessora técnica na Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Espírito Santo (Fetaes). Na Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) foi subsecretária da Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho e atuou na gestão administrativa da Secretaria Municipal de Cultura e na Secretaria Municipal da Controladoria Geral; Também foi chefe de gabinete no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

No Governo do Estado do Espírito Santo foi subsecretária de Estado de Gestão, Administrativa e Financeira, na Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), de 2019 a 2022.

Desde janeiro de 2023 está como chefe de gabinete na Secretaria da Justiça (Sejus).

Coordenador-Geral da Unidade de Gestão de Projetos

Vinícius Teixeira

vinicius.teixeira@sejus.es.gov.br

Vinícius Teixeira, natural de Barra de São Francisco/ES, é policial rodoviário federal de carreira, bacharel em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), especialista em Direito Público, pós-graduado pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e pela Faculdade de Direito de Vila Velha.

Cedido ao Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo, exerceu os cargos de Assessor de Nível Superior de Gabinete e de Consultor Jurídico. No Governo do Estado do Espírito Santo, foi Subsecretário de Estado de Gestão Administrativa da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, de 2014 a 2020. De 2020 a 2021 foi Diretor Administrativo, Financeiro e de Recursos Humanos do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/ES). Também é instrutor da Escola de Serviço Público do Estado do Espírito Santo (ESESP) nas áreas de licitações e contratos administrativos.

Em fevereiro de 2023 assumiu a Coordenação Geral da Unidade de Gestão de Projetos da SEJUS, responsável pelo Programa MODERNIZA-ES, pactuado pelo Estado do Espírito Santo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard