23/11/2017 11h39

Artesanato produzido por internos será exposto na Feira ArteSanto

Peças artesanais produzidas por detentos do sistema prisional capixaba serão expostas na 5ª Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo (ArteSanto), que começa neste sábado (25). O evento será realizado na Praça do Papa, em Vitória, e contará com aproximadamente 600 expositores. A entrada é gratuita.

Neste ano, estarão expostas na feira peças produzidas por detentos dos projetos “Reabilitarte”, desenvolvido na Penitenciária de Segurança Média I (PSME I), e “Marcenaria Jequitibá”, da Penitenciária Estadual de Vila Velha III (PEVV III).

Os visitantes poderão conferir no estande da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) itens como bolsas, roupas, tapetes, toalhas de mesa e sousplats, produzidos por internos da PSME I, e cofres, aparadores, suportes para canetas e tabuleiros de xadrez, confeccionados pelos detentos da PEVV III.

Em todas as edições da ArteSanto peças produzidas por detentos foram expostas no evento.

A feira é realizada pelo Convention & Visitors Bureau, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES) e da Prefeitura de Vitória.

Quem for ao evento poderá apreciar e adquirir itens de decoração, presentes e acessórios, confeccionados com os mais variados produtos, como vidros, metais, papéis reciclados, osso, fibras naturais, plástico, conchas, entre outros.

Os artesãos capixabas são o destaque da ArteSanto, com um espaço dedicado aos Mestres Artesãos, que trabalham com as técnicas mais tradicionais e de reconhecimento pela sua atuação para manutenção daquela cultura. O evento também contará com a participação de representantes de outros estados, apresentações culturais e praça de alimentação.

Reabilitarte

Atualmente, 50 detentos participam do projeto Reabilitarte, voltado a internos acima de 50 anos ou que têm algum problema de saúde.

O objetivo da iniciativa é melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos internos, estimulando o desenvolvimento da criatividade, da percepção e da memória e proporcionando um ambiente terapêutico. Além disso, as peças produzidas pelos detentos são entregues aos familiares para serem vendidas, contribuindo para a geração de renda.

Os detentos que atuam no projeto são beneficiados com a remição da pena. A cada três dias trabalhados, um é abatido da pena a ser cumprida.

Marcenaria Jequitibá

O projeto Marcenaria Jequitibá, desenvolvido na Penitenciária Estadual de Vila Velha III (PEVV III), produz móveis em madeira utilizando paletes doados por parceiros como a empresa Heringer e o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES). Atualmente, o projeto conta com a participação de seis detentos.

Em outubro deste ano, o prédio onde acontecem as Audiências de Custódia, em Viana, recebeu uma doação de bancos, aparadores, vasos de plantas e cachepôs produzidos pelos internos da unidade.

Os detentos envolvidos no projeto atuam de forma voluntária e têm direito à remição da pena. A cada três dias trabalhados, um dia é reduzido da pena a ser cumprida.

 

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Setades

 

Serviço:

5ª Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo (ArteSanto)

Quando: 25 de novembro a 03 de dezembro

Local: Praça do Papa, Enseada do Suá, Vitória

Entrada gratuita

Horário de funcionamento:

Sábado (25/11) - 09 às 22h

Domingo (26/11) - 10 às 22h

Segunda (27/11) a sexta (01/12) - 16h às 22h

Sábado (02/12) - 10h às 22h

Domingo (03/12) - 10h às 21h

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.brimprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732
Texto: Paula Romanha

Assessoria de Comunicação da Setades

Karla Danielle Secatto

ascom@setades.es.gov.br

Tel: (27) 99859-6726/ (27) 3636-6803

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard