ArteSanto: peças produzidas por detentos são expostas em feira de artesana
Peças de artesanato, decoração e móveis produzidos por internos do sistema prisional capixaba estarão em exposição na 6ª Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo (ArteSanto). O evento acontece na Arena de Eventos do Shopping em Vitória, na Enseada do Suá, e conta com aproximadamente 600 expositores. A entrada é gratuita.
No estande da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) os visitantes poderão conferir itens como roupas, bolsas, tapetes, redes, toalhas de mesa, bonecos de crochê, cofres, porta-canetas, cinzeiros, mesas, aparadores, poltronas, criados vazados, jardim vertical, cestas de madeira e banquetas.
No local, estarão à venda diversas peças confeccionadas por detentos da Penitenciária Estadual de Vila Velha V (PEVV V) e dos projetos “Reabilitarte”, da Penitenciária de Segurança Média I (PSME I); “Sonhos de Liberdade” e “Eu faço Arte” da Penitenciária Estadual de Vila Velha II (II); “Marcenaria Jequitibá”, da Penitenciária Estadual de Vila Velha III (PEVV III); “Oficinas de Ideias” da Penitenciária Semiaberta de Cariacica (PSC) e “Nova Vida” da Penitenciária de Segurança Média II (PSME II).
Feira
A feira é realizada pelo Convention & Visitors Bureau, em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Setades, e conta com o apoio do Sebrae-ES, da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), da Federação dos Artesãos do Espírito Santo, e colaboração da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
Reabilitarte
O projeto Reabilitarte é voltado a internos acima de 50 anos ou que têm algum problema de saúde. O objetivo da iniciativa é melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos internos, estimulando o desenvolvimento da criatividade, da percepção e da memória e proporcionando um ambiente terapêutico.
Além disso, as peças produzidas pelos detentos são entregues aos familiares para serem vendidas, contribuindo para a geração de renda.
Os detentos que atuam no projeto são beneficiados com a remição da pena. A cada três dias trabalhados, um é abatido da pena a ser cumprida.
Marcenaria Jequitibá
O projeto Marcenaria Jequitibá, desenvolvido na Penitenciária Estadual de Vila Velha III (PEVV III), produz móveis em madeira utilizando paletes doados por parceiros, como a empresa Heringer e o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES). Atualmente, o projeto conta com a participação de seis detentos.
Serviço
6ª Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo (ArteSanto)
Data: de 24 de novembro a 02 de dezembro
Local: Arena de Eventos do Shopping Vitória, na Enseada do Suá, em Vitória.
Entrada gratuita
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br
Leidy Mendonça
imprensa@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732