Aula promove incentivo à leitura em unidade prisional de Viana
Promover a inclusão à leitura e à literatura. Essa foi a proposta pedagógica aplicada aos alunos internos da Penitenciária de Segurança Média 1 (PSME1), em Viana, durante as aulas da disciplina de Língua Portuguesa, aplicadas nessa terça-feira (06). O trabalho foi desenvolvido com o livro “Conto de Escola”, de Machado de Assis.
A pedagoga e professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Nelson Mandela, Fabiana Gabriela da Silva, explica a dinâmica da aula desenvolvida. “É de grande importância incentivar a leitura na educação de jovens e adultos com a promoção de aulas diferenciadas que propiciem aos alunos interagirem e praticarem a criticidade e o debate gerado dentro de uma ação coletiva que valoriza o ato de ler. A escola tem utilizado ferramentas para fomentar o ensino e a imersão no mundo literário e, práticas como essa, fazem a diferença na vida educacional dos alunos”, pontuou.
A biografia de Machado de Assis também foi apresentada, trazendo para o espaço escolar a discussão sobre relações étnico-raciais. O livro escolhido traz o cenário de uma sala de aula no Rio de Janeiro no século XIX.
O interno J.C.C. disse que o trabalho permite obter mais conhecimento, além de contribuir para a melhoria da leitura e da escrita. "Abrir um livro e ler é maravilhoso e, assim, posso melhorar minha leitura. Achei a história do autor muito interessante. Estou aprendendo mais a cada dia, melhorando também a minha escrita e meus conhecimentos”, disse.
A oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas penitenciárias do Estado é fruto da parceria entre a Secretaria da Justiça (Sejus) e a Secretaria da Educação (Sedu).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton/ Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856