13/05/2021 16h28 - Atualizado em 13/05/2021 16h32

Cadela Lexi localiza drogas em ocorrência no município de Vila Velha

Cães que atuam na Diretoria de Operações Táticas (DOT), da Secretaria da Justiça (Sejus), contribuem de forma significativa para o sucesso das operações realizadas no sistema prisional. Mas, além disso, eles também apoiam outras forças de segurança, sempre que acionados. Foi o que aconteceu nesta quinta-feira (13), no bairro Soteco, em Vila Velha, após pedido de apoio da Guarda Municipal.

Foi durante o atendimento de uma denúncia que o Grupamento de Ronda Ostensiva Municipal (Romu) viu a necessidade de cães farejadores para localizar entorpecentes em um terreno baldio. O Grupamento de Operações com Cães (GOC) da DOT atuou com a cadela Lexi, especialista em detecção de entorpecentes. No local da ocorrência, foram localizados tabletes de maconha, 62 pinos de cocaína e 1.050 buchas de maconha, além de 51 pedras de crack, munições e materiais para embalar drogas.

Lexi é da raça Pastor Belga de Malinois e está no GOC há quatro anos. O inspetor penitenciário Guimarães é o condutor responsável pelo treinamento da cadela. Segundo ele, para fazer parte do time de cães é necessário que o animal tenha uma regularidade de exercícios para manter o condicionamento físico, além de técnicas que envolvam brincadeiras e recompensas. “Pela sua habilidade de faro, o cão consegue detectar a presença de drogas mais facilmente, sem que o material esteja visível. A Lexi é muito disciplinada e entende tudo como uma grande brincadeira. Na ocorrência de hoje, ela foi fundamental para localização dos entorpecentes”, explica Guimarães.

Atualmente, 11 cães farejadores fazem parte do GOC. Os animais são empenhados em ocorrências nas unidades prisionais, tais como revistas nas galerias ou em ações de busca e captura. O treinamento dos cães inclui técnicas de adestramento, psicologia canina, módulos de cinotecnia e educação física para cães, além de brincadeiras e uma alimentação balanceada.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sejus

Sandra Dalton / Karla Secatto

(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664

imprensa@sejus.es.gov.br

 

 

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard