29/08/2023 14h02

Coral de internas Maria Marias se apresenta em universidade de Vila Velha

O coral de internas Maria Marias, do Centro Prisional Feminino de Cariacica, participou da abertura da 21ª Semana da Psicologia, evento promovido pela Universidade de Vila Velha (UVV), na manhã desta terça-feira (29).

Músicas como “Anunciação”, Xodó”, “Aleluia”, “Girassol” e “Madalena” foram entoadas para o público, sob a condução da regente voluntária Simone Vaz Lopes. O grupo foi acompanhado pelos músicos Léo Gomes, no teclado; e Daniel Batera, na bateria. Criado pela Secretaria da Justiça (Sejus), em 2011, o coral formado por internas da unidade feminina, tem a música como instrumento de ressocialização.

A diretora do Centro Prisional Feminino de Cariacica, Graciele Sonegheti, destaca o projeto como uma importante iniciativa. “A música cumpre muito bem a função de equilibrar as emoções, de elevar a autoestima e de estimular a alegria e a sensibilidade. Associado a tudo isso, canalizamos as questões emocionais para um importante projeto de ressocialização que permitiu mostrar muitos talentos para a música. Tanto, que muitas apresentações do grupo têm sido requisitadas por diversas instituições”, enfatiza Graciele Sonegheti.

Simone Vaz Lopes explica que nas atividades desenvolvidas no canto coral, as internas aprendem técnicas e dinâmicas musicais, além da identificação da tessitura e extensão vocal. “Além disso, trabalhamos harmonia, expressão e interação entre elas, uma vez que o trabalho é feito pela união de vozes.  Na oportunidade, algumas delas são desafiadas a fazer solos, e assim muitos talentos são descobertos durante os encontros para estudo do repertório, cujas músicas, algumas vezes, são escolhidas pelas próprias internas”, disse.

O coral Maria Marias já participou de diversas apresentações culturais no Estado.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton/ Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br

 

 

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard