19/06/2019 11h05 - Atualizado em 19/06/2019 11h22

Curso aborda aspectos legais e psicológicos do sistema penitenciário capixaba

Com o apoio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), a Universidade Vila Velha (UVV) vai ofertar gratuitamente um minicurso sobre os aspectos legais e psicológicos do sistema penitenciário. A proposta é aprofundar o conhecimento nos aspectos jurídico e psicológico através de explanações e debates sobre o sistema prisional. As aulas acontecem entre os dias 26 e 28 de junho.

A psicóloga e diretora do Centro Prisional Feminino de Cariacica, Graciele Sonegheti Fraga, é uma das palestrantes. Para ela, eventos como esse contribuem para a qualificação do serviço.

“Essa é uma oportunidade para conversamos sobre os desafios do sistema. Vamos falar para estudantes, que terão a oportunidade de conhecer teoria e prática do sistema; profissionais recém-chegados às unidades, que vão conhecer um pouco mais sobre a atuação do psicólogo neste local, os desafios e possibilidades de trabalho, bem como os profissionais de carreira que serão orientados sobre uma nova proposta desenvolvida pela subsecretaria de ressocialização a fim de tornar o sistema prisional capixaba ainda mais eficiente”, relata a diretora.

O diretor de inteligência da Sejus, major Sandro Libardi, também participa da formação. Ele apresenta um painel com o perfil dos presos, o papel do agente penitenciário, bem como a evolução do sistema penitenciário capixaba, suas deficiências e desafios.

A programação conta também com exposições da promotora de Justiça, Paula Fernanda Almeida de Pazolini; da Juíza das Execuções Penais de Viana/ES, Cristiana Lavínia Mayer; dos professores doutores Luciana Souza Borges Herkenhoff e Henrique Geaquinto Herkenhoff.

O curso é uma iniciativa do Programa de Pós-graduação em Segurança Pública da UVV e visa oferecer aos participantes formação complementar, teórica e prática acerca das execuções penais e do sistema carcerário, sob os pontos de vista jurídico e psicológico. Serão discutidas as normas que regem a execução penal, as deficiências e possíveis soluções para o sistema carcerário e o papel dos psicólogos e dos inspetores penitenciários, além dos cuidados e ferramentas de trabalho desses profissionais.

Inscrições

Com carga horária total de 30 horas, o curso será realizado na UVV, em Boa Vista, Vila Velha, entre os dias 26 e 28 de junho, e incluirá ainda visita guiada à uma unidade prisional da Grande Vitória. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link:  https://www.uvv.br/a-execucao-penal-e-o-sistema-penitenciario-capixaba-aspectos-legais-e-psicologicos/

Programação:

Quarta-feira, 26 de junho de 2019:

17 às 20h20 – Exibição do documentário “The House we live in” (Eugene Jarecki) Debate sobre a visita guiada.

Quinta-feira, 27 de junho de 2019:

13h às 14h40 – Facções Criminosas.

15h às 16h40 – O papel do psicólogo no sistema carcerário.

17h às 18h40 – Aspectos jurídicos do cumprimento da pena (1ª parte).

19h às 22h20 – Debate: Evolução do sistema penitenciário capixaba, suas deficiências, desafios, superlotação, Papel do agente penitenciário.

Sexta-feira, 28 de junho de 2019:

13h às 16h40: Aspectos jurídicos do cumprimento da pena (2ªe 3ª partes)

17h às 18h40: Educação em valores. A teoria de Piaget aplicada na prática do psicólogo no sistema carcerário.

19h às 22h40: Exibição filme semi-ficcional “The Stanford Prison Experiment” e Debate: Autolabeling e violência no cárcere.

*Visitas guiadas com os alunos participantes do evento a uma unidade prisional, com saída da UVV (data em breve) às 13 horas e retorno previsto para 19 horas

Carga horária total: 30h

Expositores

Luciana Souza Borges Herkenhoff – Professora Doutora PPGSPo UVV/ES;

Henrique Geaquinto Herkenhoff – Professor Doutor PPGSPo UVV/ES;

Paula Fernanda Almeida de Pazolini – Promotora de Justiça, mestranda em Segurança Pública UVV;

Graciele Sonegheti Fraga – Psicóloga, Diretora do Centro Prisional Feminino de Cariacica, mestranda em Segurança Pública UVV;

Sandro Libardi – Major da PMES, Diretor de Inteligência da SEJUS;

Cristiana Lavínia Mayer, Juíza das Execuções Penais de Viana/ES.

Informações à imprensa:

Sandra Dalton / Karla Secatto