Detentos de Vila Velha participam de projeto ‘Reabilitação pela arte’
O projeto começou em fevereiro deste ano na unidade prisional e inclui detentos idosos e aqueles que possuem limitações físicas e, por isso, não podem fazer outros tipos de trabalho que exijam esforço físico.
O atendimento diferenciado para essa parcela da população carcerária tem como objetivo melhorar a autoestima e a qualidade de vida do grupo, estimulando o desenvolvimento da criatividade, da percepção e da memória, e proporcionando um ambiente terapêutico que auxilie na redução de doenças psicossomáticas como dermatites, doenças respiratórias e gastrointestinais.
Durante as aulas, o grupo é orientado por dois detentos que já dominam as técnicas. O trabalho é coordenado pela inspetora penitenciária Andressa Christie Correa.
Os detentos que participam do projeto não recebem nenhum tipo de remuneração pela produção do artesanato. Porém, são beneficiados com a remição de pena. Dessa forma, a cada três dias trabalhados, um dia é abatido da pena a ser cumprida.
"Desde que o projeto foi implementado na unidade, observamos grande melhora dos detentos que participam. As atividades estão sendo muito benéficas para eles. Além de incentivar a criatividade e a memória, melhora as condições de saúde e contribui para a ressocialização deles", afirmou a diretora da penitenciária, Luzimar Neiva de Oliveira.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Aline Pagotto
aline.pagotto@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664