18/08/2014 17h14 - Atualizado em 17/03/2016 14h39

Dia dos Pais é comemorado em unidades do sistema penitenciário capixaba

Com a intenção de resgatar vínculos e promover momentos de alegria entre familiares e internos, mais unidades do sistema prisional capixaba celebraram o Dia dos Pais, comemorado no último domingo (10). Dentre a programação das unidades de Cariacica, Vila Velha, Colatina, São Domingos do Norte e Cachoeiro de Itapemirim está a realização de cultos e atividades interativas como palestras, teatro, dança, entre outras.

Nessa sexta-feira (15), cerca de 100 internos da Penitenciária Semiaberta Masculina de Colatina (PSMCOL) participaram de uma comemoração cujo tema foi "Ser exemplo de pai". Na oportunidade, os internos estiveram com familiares e participaram de um culto conduzido pelo pastor da Primeira Igreja Batista de Colatina, Rogério Augusto de Paula.

Os internos ainda assistiram a uma palestra sobre a importância do pai na formação da criança, ministrada pela juíza da 2ª Vara Criminal de Colatina, Simoni Tedoldi Ribeiro. Para finalizar a celebração, 16 membros do grupo de canto do Centro de Acolhida da Criança e do Adolescente de Colatina abrilhantou a comemoração, cantando músicas de MPB.

Na Penitenciária Regional de Cachoeiro de Itapemirim (PRCI), um grupo de 30 internos participou de um culto celebrado por membros da Igreja Pentecostal Deus é Fiel, da Igreja Assembleia de Deus e da Primeira Igreja Batista do município, na última quinta-feira (14).

O culto foi conduzido pelo pastor Leandro Cordeiro e, durante a celebração, os internos ouviram palavras de valorização da autoestima, reflexão comportamental, entre outros assuntos. Além disso, os internos declamaram poesias e, ao final da cerimônia, sete reeducandos se batizaram na unidade.

Já no dia 04, um grupo de 20 internos da PRCI participou de um culto realizado pelos diáconos da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Tarcízio Chaves de Paula e Zenilton Falcon de Freitas, que prestam assistência religiosa aos internos. Na ocasião, alguns internos comungaram, colaborando para o fortalecimento da identidade religiosa.

Mais eventos

Na Penitenciária Semiaberta de Cariacica (PSC), foi realizado, na última quarta-feira (13), um culto de Dia dos Pais. A celebração foi conduzida pela pastora da Igreja Batista Projeto Semeando Rhema, Alana Marcia Barreto Franco, e contou com a presença de 29 internos, familiares, membros da igreja e servidores da unidade.
Os internos também participaram de uma palestra sobre a importância da família, ministrada pelas psicólogas da unidade, Mery Buzatto e Karina Frasson, e, após a celebração, os internos e familiares presentes cantaram músicas evangélicas.

Também na última quarta-feira (13), na Penitenciária Feminina de Cariacica (PFC), 130 internas foram divididas em grupos e, durante a celebração, apresentaram uma coreografia de dança, uma peça de teatro e participaram de um coral com o tema "A importância do pai na família". O objetivo da ação foi proporcionar a aproximação dos familiares e promover um momento de alegria às internas.

Durante dois meses, as reeducandas foram ensaiadas e preparadas pelos grupos religiosos que prestam assistência socioespiritual na unidade como o Grupo Semeando a Liberdade, a Igreja Assembleia de Deus, a Igreja Universal do Reino de Deus, dentre outros.

Já na Casa de Custódia de Vila Velha (CASCUVV), na última quarta-feira (13), 60 internos participaram de um culto com louvores, conduzido pelo pastor da Assembleia de Deus de Barcelona, Pedro Antero Gusmão Machado, e por representantes da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Vitória. O culto contou com a presença de familiares dos internos e servidores da unidade.

E no Centro de Detenção Provisória de São Domingos do Norte (CDPSDN), um grupo de 30 internos recebeu a visita especial dos pais, na segunda-feira (11). Na ocasião, os internos os homenagearam com a entrega de mensagens de carinho e afeto.

Assessoria de Comunicação – Sejus
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br