14/12/2015 14h38 - Atualizado em 14/12/2015 15h25

Diretores penitenciários participam de formação para gestores

Diretores de todas as unidades prisionais do Estado participam, nesta semana, do curso ‘Cenários da Gestão Pública’. A capacitação é oferecida pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) em atendimento a uma demanda da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

A iniciativa tem como objetivo desenvolver as competências necessárias dos servidores envolvidos, por meio de temas atuais e relevantes. O foco é voltado para a melhoria da qualidade dos relacionamentos interpessoais; para a condução das equipes de trabalho de forma integrada e motivada; para tecnologias administrativas e base legal.

A abertura do curso foi realizada na manhã desta segunda-feira (14) e contou com a participação da diretora presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers, da diretora técnica, Sylvana Torres, do subsecretário da Justiça para Assuntos do Sistema Penal, Alessandro Ferreira, e do diretor da Escola Penitenciária, Rodrigo Bernardo Ribeiro.

“Para nós, é importante trazermos os gestores da Sejus para esse debate, trazê-los para dentro da Escola de Governo. Aqui, estão representantes de todas as unidades prisionais do Espírito Santo, que podem desenvolver novas habilidades para prestar um serviço público cada vez melhor”, disse o diretor da Escola Penitenciária, Rodrigo Bernardo Ribeiro.

Na visão da diretora presidente da autarquia, esse trabalho em conjunto fortalece o papel desenvolvido pelo Governo Estadual como uma instituição unificada, provocando resultados positivos. “Todos nós somos órgãos do Estado e precisamos estar integrados sempre. Nós defendemos isso na administração pública”, declarou.

Ao longo dos próximos dias, os participantes contarão com a docência de diversos profissionais e serão envolvidos em uma série de debates. Entre os assuntos abordados estão Planejamento Estratégico, Liderança e Desenvolvimento de Equipes, Criatividade e Inovação na Gestão Pública e Comunicação.

Na ocasião, também foi destacada a visita feita por representantes da Escola de Serviço Público, em conjunto com docentes credenciados da instituição, a uma das unidades prisionais capixabas no mês de novembro, quando representantes da Esesp puderam conhecer o trabalho que é desenvolvido nesses espaços.

Competências Gerenciais

O programa Competências Gerenciais do Século XXI foi um dos lançamentos realizados pela Esesp em 2015. O objetivo é preparar os servidores que assumem funções de gestores para atuar no cenário atual. Desde que foi iniciado, o programa formou cinco turmas com alto grau de satisfação.

Assessoria de Imprensa da Esesp
Renan Correia Chagas