26/09/2014 10h15 - Atualizado em
03/03/2016 14h18
Empresa de Colatina contrata mão de obra de internos do sistema penitenciário
A empresa Portas Panper Ltda, localizada em Colatina, assinou convênio com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) para absorver a mão de obra de cinco internos, que cumprem pena em regime semiaberto. Os internos trabalharão em atividades como carregamento, montagens de portas e aduelas, envernizador, entre outras atividades.
Com a assinatura do convênio, os internos serão beneficiados com a remição da pena assegurada por lei, sendo a cada três dias trabalhados, um dia de pena reduzido. Todos possuem autorização da Justiça para trabalhar fora da unidade prisional.
Os internos selecionados para participar do convênio trabalharão de segunda a sexta, totalizando 44 horas semanais. Eles serão remunerados com um salário mínimo e receberão uniforme, alimentação e transporte.
Para que sejam contratados, os internos passam por rigorosa avaliação e só são selecionados aqueles que cumprem requisitos exigidos pela Sejus, como ter escolarização, ter desenvolvido trabalhado voluntário em atividades de apoio à unidade, ter demonstrado interesse pelo trabalho, ter bom comportamento e qualificação profissional exigida para a função.
Trabalho
Hoje, 243 empresas capixabas empregam 2.520 mil detentos, tanto dentro quanto fora das unidades prisionais capixabas. Dessa forma, mais internos adquirem experiência e são qualificados para continuarem no mercado de trabalho, assim que alcançarem a liberdade.
Entre as tarefas desenvolvidas, destacam-se produção de estofados, confecção de blocos de concreto, plantação de mudas de eucalipto, construção civil, serviços gerais, além de finalização e acabamento de confecção, entre outras.
Assessoria de Comunicação – Sejus
Rosana Figueiredo
(27) 3636-5732
imprensa@sejus.es.gov.br
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br
Twitter: @SejusES
Texto: Aline Pagotto