Escritório Social: Egressas participam de roda de conversa em comemoração ao Dia Internacional da Mulher
Trinta egressas atendidas no Escritório Social participaram, na última sexta-feira (16), de uma roda de conversa em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março. O evento foi conduzido pela psicanalista Ângela Cassol.
A gerente de Reintegração Social e Cidadania da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Cláudia Maria da Silva, destacou que o evento buscou despertar nas ex-detentas a importância do autoconhecimento e uma reflexão sobre ser mulher na sociedade atual.
“O intuito foi proporcionar às egressas uma oportunidade de compartilharem seus pensamentos e suas dificuldades como mulheres, além de acolhê-las de uma forma diferente da que é feita nos atendimentos do dia a dia. Tivemos um retorno muito satisfatório, com o comparecimento de todas as egressas convidadas e com uma participação efetiva delas durante a roda de conversa”.
O evento também contou com sorteio de brindes e uma confraternização com um café da tarde.
Para a ex-detenta Katiana Alves, 38 anos, que é atendida no Escritório Social, a oportunidade de ser ouvida foi muito positiva. “Gostei de poder expor o que eu penso. Esse tipo de evento nos traz um sentimento de pertencimento e nos ajuda a valorizar nosso papel”.
A egressa Beatriz Nascimento, 32 anos, também elogiou o evento e o apoio oferecido aos egressos no Escritório Social.“Sempre busco o apoio da equipe do Escritório. Recentemente, busquei auxílio para retornar ao mercado de trabalho. Já fui encaminhada para uma vaga em um curso de fotografia. Também acho importantíssimo o auxílio psicológico e o acolhimento proporcionado para nós, egressos”.
Escritório Social
Inaugurado em abril de 2016, o espaço é um dos eixos do Projeto Cidadania nos Presídios, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O local é voltado ao atendimento dos egressos do sistema penitenciário e de seus familiares, visando ao auxílio na reintegração e convívio na sociedade.
Os ex-detentos são atendidos por uma equipe multidisciplinar, que define um plano individual de reintegração social para cada um deles. A partir da elaboração desse plano, os egressos poderão contar com orientação vocacional, encaminhamento para serviços de assistência à saúde, psicossocial, qualificação, capacitação, encaminhamento profissional e educacional, de acordo com suas necessidades.
O Escritório Social é supervisionado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Governo do Estado, com orientação estratégica do Tribunal de Justiça (TJES), gestão estratégica da Secretaria de Estado do Governo (SEG) e execução da Secretaria de Justiça (Sejus).
O atendimento aos egressos é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Serviço:
Endereço: Avenida Jerônimo Monteiro, nº 96, Edifício das Repartições Públicas, Centro de Vitória (acesso pela Avenida Beira-Mar).
Telefones: 3132-2012 / 3132-5137.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732
Texto: Antonio Nogueira