22/05/2018 17h37 - Atualizado em 22/05/2018 17h41

Escritório Social inicia uso de novo sistema de gestão desenvolvido pela Prodest

Mais agilidade no atendimento, segurança e redução de custos. Esses são alguns dos benefícios do novo sistema de gestão adotado pelo Escritório Social a partir desta terça-feira (22).

Desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), a ferramenta vai qualificar o atendimento de egressos e familiares atendidos pelo Escritório Social.

“Com o novo sistema, vamos eliminar as planilhas que utilizávamos para registrar os dados dos egressos. Teremos um atendimento mais objetivo e relatórios com indicadores que nos permitirão articular melhor as ações voltadas para a reintegração dos egressos”, explica a gerente de Reintegração Social e Cidadania da Sejus, Cláudia Maria da Silva.

Com a nova ferramenta, o plano individual de cada egresso passará a ser feito diretamente no sistema. Isso irá agilizar o fluxo de atendimento e também permitirá um acompanhamento mais eficaz da situação de cada pessoa.

O analista de Tecnologia da Informação da Prodest, Thiago Ferraz, que faz parte da equipe que desenvolveu o sistema de gestão, ressalta como a ferramenta irá facilitar o controle das informações.

“Será mais fácil visualizar todas as informações do atendimento prestado aos egressos e aos familiares. Isso permitirá obter dados sobre os encaminhamentos com mais rapidez e confiabilidade”.

Passo a passo do atendimento

Ao receber o alvará na unidade prisional e ganhar a liberdade, o egresso é encaminhado ao Escritório Social para que possa ser acompanhado e tenha suporte para se reinserir na sociedade.

O atendimento ao egresso começa com o acolhimento, em que o ex-detento fornece suas informações básicas a um servidor.  Nessa etapa, são lançados no sistema informações como nome, endereço e filiação.

Já na segunda etapa de atendimento, o egresso é atendido por um técnico - psicólogo ou assistente social – que irá traçar um perfil individual do egresso com dados como aptidões, experiência profissional, situação de saúde e escolaridade.  

A partir dessas informações, serão verificadas as necessidades do egresso e, de acordo com as demandas individuais, ele será encaminhado para serviços de assistência à saúde e para a realização de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

Nessa etapa, o servidor já irá agendar o retorno do egresso ao Escritório Social para continuar o acompanhamento. Com a nova ferramenta, esse controle será mais preciso, permitindo um atendimento mais eficaz.

Escritório Social

Inaugurado em abril de 2016, o espaço é um dos eixos do Projeto Cidadania nos Presídios, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O local é voltado ao atendimento dos egressos do sistema penitenciário e de seus familiares, visando ao auxílio na reintegração e convívio na sociedade.

Os ex-detentos são atendidos por uma equipe multidisciplinar, que define um plano individual de reintegração social para cada um deles. A partir da elaboração desse plano, os egressos poderão contar com orientação vocacional, encaminhamento para serviços de assistência à saúde, psicossocial, qualificação, capacitação, encaminhamento profissional e educacional, de acordo com suas necessidades.

O Escritório Social é supervisionado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Governo do Estado, com orientação estratégica do Tribunal de Justiça (TJES), gestão estratégica da Secretaria de Estado do Governo (SEG) e execução da Secretaria de Justiça (Sejus).

O atendimento aos egressos é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

Serviço:

Endereço: Avenida Jerônimo Monteiro, nº 96, Edifício das Repartições Públicas, Centro de Vitória (acesso pela Avenida Beira-Mar).

Telefones: 3132-2012 / 3132-5137.

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard