Escritório Social: Sejus promove ação de emissão de documentos para pessoas egressas e familiares em Cachoeiro de Itapemirim
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A Central de Atendimento ao Egresso e Familiares (CAEF) de Cachoeiro de Itapemirim promoveu uma ação voltada à regularização documental de pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares, na última semana.
A atividade contou com o apoio da equipe especializada da Gerência de Reintegração Social e Cidadania (GRSC), área vinculada à Subsecretaria de Ressocialização da Secretaria da Justiça (Sejus), responsável pelos atendimentos e encaminhamentos para a emissão da Cédula de Identidade (CIN) das pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares.
Ao longo de três dias de atendimento, 37 pessoas, entre egressos e seus familiares, foram beneficiadas com a coleta de dados e documentação necessária para a emissão do registro civil.
A gerente de Reintegração Social e Cidadania, Karina de Oliveira Amaral Vieira, destacou que ações como essa são essenciais para fortalecer a autonomia das pessoas egressas e de seus familiares, contribuindo para a reconstrução de vínculos e para a efetivação de direitos fundamentais que possibilitam uma nova trajetória de vida.
“A iniciativa reforça o compromisso da Sejus com a promoção de políticas públicas que ampliam o acesso à cidadania e favorecem a reintegração social. A regularização da documentação civil é um passo fundamental para que a pessoa egressa possa acessar direitos, oportunidades de trabalho, serviços públicos e retomar o pleno exercício da cidadania”, pontuou Karina Vieira.
Em 2024, a GRSC, por meio do Escritório Social de Vitória e Centrais de Atendimentos aos Egressos e familiares, realizou 7.228 atendimentos às pessoas egressas e 447 aos seus familiares, totalizando 7.675 registros realizados. Desse total, 1.700 foram referentes a emissão e resgate de documentação civil.
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