Estudantes visitam Penitenciária de Segurança Máxima de Viana
A Penitenciária de Segurança Máxima II (PSMA II), localizada no Complexo de Viana, recebeu neste mês de setembro, mais duas visitas de universitários. No total, 47 estudantes tiveram a oportunidade de conferir a estrutura e o funcionamento da unidade prisional.
A primeira visita aconteceu no início do mês e contou com a presença de 20 alunos de Direito da Faculdade Doctum, além do professor da instituição, Genildo Pereira. Já a segunda visita ocorreu na última quarta-feira (13), quando 27 alunos do Centro de Ensino Superior Fabra, acompanhados da professora Elexandra Pizzol, também conheceram o funcionamento do espaço mantido pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).
Recepcionados pelo diretor adjunto da unidade, Flávio Trancoso Fernandes, pelo chefe de segurança Eduardo Coutinho e pela equipe de segurança da PSMA II, os estudantes e professores tiveram acesso ao interior da unidade prisional, e conheceram as celas, o pátio de visitas, a quadra esportiva e a enfermaria.
Para o diretor adjunto da unidade, Flávio Trancoso Fernandes, “as visitas são muito importantes para o sistema prisional, pois podemos mostrar claramente o dia a dia dos internos e a forma como são realizadas as atividades de ressocialização nas unidades prisionais, além das rotinas operacionais e administrativas”.
Visitas
As 35 unidades prisionais do Estado estão abertas a visitas técnicas desde maio de 2014. Estudantes de nível superior e representantes da sociedade civil têm a oportunidade de conhecer o funcionamento desses espaços, mantidos pela Secretaria de Estado da Justiça. No ano passado, mais de 800 estudantes universitários de diversos cursos como Direito, Psicologia, Pedagogia e Serviço Social, visitaram unidades prisionais do Estado, na Grande Vitória e no interior.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
Texto: Paula Romanha