Gerência de Saúde do Sistema Penal orienta unidades prisionais para prevenção ao suicídio
A Gerência de Saúde do Sistema Penal da Secretaria da Justiça (Sejus) iniciou, nesta segunda-feira (13), uma capacitação voltada para a saúde mental das pessoas privadas de liberdade. O treinamento tem o objetivo de orientar os servidores das unidades prisionais para a prevenção ao suicídio. Uma cartilha foi desenvolvida para orientar as ações.
O Programa de Saúde Mental intramuros é executado em três eixos, sendo um deles o de agravos emocionais decorrentes do aprisionamento, no qual está incluso o risco de suicídio. A capacitação, que ocorre de forma on-line, busca de maneira simples identificar os fatores de risco, medidas e prevenção, atenção aos sinais, o que não fazer e onde buscar ajuda em relação aos casos de ideações suicidas.
“É de suma importância que o servidor penitenciário participe do processo de identificação dos possíveis casos de ideação suicida. A intervenção precoce aumenta a chance de um prognóstico positivo. Além disso, as equipes de saúde que atuam nos estabelecimentos penais estão devidamente capacitadas para que, quando identificado um caso, estratifiquem o risco e garantam a integralidade do acompanhamento”, explica Maria da Penha Guimarães, subgerente Psicossocial do Sistema Penal.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br