04/07/2014 09h00 - Atualizado em 02/03/2016 15h36

Internas de unidade de Cachoeiro de Itapemirim expõem talentos em desfile de moda

Dez internas do Centro Prisional Feminino de Cachoeiro de Itapemirim (CPFCI) participaram de um desfile de moda nessa quinta-feira (03). Este foi o terceiro desfile realizado na unidade. As peças exibidas no desfile foram confeccionadas pelas próprias internas. O evento foi organizado pela equipe técnica e gerencial da unidade prisional.

As roupas foram confeccionadas no espaço onde funciona a fábrica de calçados ‘Pimpolho’. Além de ceder o espaço, a empresa também ajudou na confecção das roupas e na decoração, doando tecidos.

O evento contou com a presença do subsecretário de Estado Para Assuntos do Sistema Prisional, Alessandro Ferreira de Souza, da gerente de Reintegração Social e Cidadania da Sejus, Jovelina Debona, da coordenadora de Projetos Especiais da Sejus, Leizielle Marçal Dionísio, além de diretores das unidades prisionais e servidores da Sejus. O superintendente de Polícia Regional Sul, Paulo Rogério Souza, também prestigiou o evento.

Representantes da Assembleia Legislativa, da Pastoral Carcerária, da Fundação Espírita de Cachoeiro de Itapemirim e da comunidade, além de familiares das internas, também marcaram presença no evento.

As internas que participaram do desfile receberam cuidados do visual por parte dos alunos e professores do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com serviços de manicure e cabeleireiro.

A ‘Mistic Models’, empresa especializada em produção de moda também auxiliou na organização do desfile, preparando as modelos para a passarela, e, ainda, auxiliando na decoração e na organização do evento, assim como nas duas edições anteriores do desfile. Além disso, a Primeira Igreja Batista de Cachoeiro de Itapemirim contribuiu na doação de uma tenda para cobrir o local do evento.A Montesinos, empresa que administra a unidade prisional em sistema de cogestão com a Sejus, também participou, patrocinando tecidos e assessórios utilizados na confecção das roupas.

Durante o desfile, duas internas entraram na passarela mostrando a bandeira do Brasil, simbolizando o período da Copa do Mundo. Logo após, as dez internas desfilaram com os looks que elas mesmas confeccionaram. Além disso, três internas dançaram a música tema da Copa, em uma animada coreografia.

Ao final do desfile, as internas homenagearam outra interna, que escreveu dois livros, contando sua história de vida. O grupo também preparou um agradecimento especial para as servidoras da unidade, com a entrega de buquês de rosas.

“O trabalho desenvolvido pela Sejus é pautado na ressocialização e, por isso, investimos em momentos como esse, visando ao bem estar das internas. Temos a certeza de que estamos no caminho certo”, destacou o subsecretário de Estado Para Assuntos do Sistema Prisional, Alessandro Ferreira de Souza.

Para uma das internas, que foi responsável por desenhar os modelos desfilados, ter participado do evento reforça a vontade de mudança de vida. “Eu tenho desenhado e feito as roupas dos desfiles há três anos. Eu tenho facilidade em criar e sonho em ser estilista. Sei que vou conseguir, assim que alcançar a minha liberdade”, contou a interna.

Segundo a diretora da unidade, Leida Maria Ayres, o desfile é um grande marco nas atividades de ressocialização desenvolvidas na unidade. “As internas, com a ajuda da direção e da equipe técnica, participaram ativamente do planejamento e execução das atividades. Isso é de grande importância para a unidade, pois eleva a autoestima das internas e faz com que elas se sintam plenamente envolvidas no processo de reinserção social”, explicou a diretora.

Assessoria de Comunicação – Sejus
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br